24 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024
24 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024

Firewire e Slater Designs anunciam fim do plástico nas embalagens de pranchas

Em uma iniciativa em prol da sustentabilidade, a Firewire Surfboards e a Slater Designs anunciaram que eliminarão completamente o plástico das embalagens e envios de suas pranchas até o final de 2024. A mudança representa um passo importante na busca por um futuro mais consciente para a indústria do surf, que depende diretamente da saúde dos oceanos.

O método tradicional de embalagem e envio de pranchas tem sido sinônimo de desperdício e poluição. Desde os fabricantes até as lojas de surf, o processo envolve o uso excessivo de plástico, espuma e fita adesiva, resultando em uma montanha de resíduos que frequentemente acaba em aterros sanitários ou no oceano. Esta prática, embora eficaz em proteger as pranchas durante o transporte, tem um custo ambiental significativo.

Ciente da situação, o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, demonstrou sua insatisfação. “Eu recebia essas caixas no Havaí todo ano, e ficava com toda essa sujeira sobrando, plástico bolha e o que quer que fosse”, disse Slater em entrevista recente a Barton Lynch no The Stoked Bloke Show recentemente. “Eu sei que isso acaba no lixo, ou é queimado. Então, eventualmente eu disse ao Travis [Lee, da Firewire], ‘Não me importo se minha prancha tiver uma amassadinha. Apenas envie em uma caixa de papelão e a prenda com fita. Não use plástico extra, não quero toda essa porcaria mais.'”

No entanto, a solução ideal veio através do projeto A New Earth, apresentado a Slater por seu amigo Peter King. Idealizado por Wes Carter da Atlantic Packaging, a inciativa propõe um sistema inovador de embalagem e envio de pranchas sem uso de plástico. O novo método envolve caixas telescópicas, faixas de borracha de silicone e um sistema de suspensão à base de fibras capaz de garantir a segurança durante o transporte de forma eficaz e sustentável.

A Firewire não é a primeira empresa do ramo a adotar medidas para reduzir o impacto ambiental. Pyzel, Album, Stewart e outras marcas também estão testando alternativas ao plástico. No entanto, a Firewire se destaca por ser uma das primeiras a se comprometer publicamente com a eliminação total do plástico até o final do ano.

+ Aprendendo sobre saúde mental com Carlos Burle

A mudança de postura de grandes marcas, como a Firewire e a Slater Designs, pode inspirar outras empresas do setor de surf a se comprometerem com a preservação do meio ambiente. Ao se responsabilizarem publicamente a eliminar o plástico de seus processos de embalagem e envio, eles estão definindo um novo padrão para a indústria do surf.

Em última análise, a transição para o envio sem plástico não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental, mas também uma medida vital para garantir o futuro do surf. Como uma comunidade que depende diretamente dos oceanos para praticar seu esporte e estilo de vida, é um dever da indústria proteger os recursos naturais.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias