25 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024
25 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024

Sheico e O’Neill se unem para lançar wetsuit sem neoprene

A Sheico, uma das maiores fabricantes de roupas para esportes aquáticos, está lançando um novo material para wetsuits que não utiliza neoprene. Chamado OCENA, o material é feito a partir de componentes biodegradáveis e já está sendo adotado pela maior e mais tradicional marca de roupas de borracha para surfistas do mundo, a O’Neill.

A nova tecnologia funciona como uma alternativa sustentável ao neoprene tradicional. Composta por borracha natural, pó de casca de ostra e óleo de soja, a espuma conta com materiais certificados por entidades como FSC (Conselho de Manejo Florestal) e o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que garantem que a produção seja respeitosa ao meio ambiente.

Além disso, a OCENA incorpora carbono negro reciclado de pneus usados. A promessa é que essa combinação de ingredientes entregue uma espuma de alta qualidade, com desempenho comparável ao neoprene convencional, mas com uma pegada ambiental muito mais leve.

“O óleo de soja e o pó de casca de ostra na OCENA reduzem a nossa dependência dos produtos petroquímicos. Esses materiais de base biológica são renováveis ​​e permitem sustentabilidade a longo prazo”, explica Jeff Shiue, Diretor de Vendas da Sheico.

Segundo ele, o material foi testado e demonstrou alcançar padrões de elasticidade e durabilidade no nível do neoprene convencional, além de ser adequado também para acessórios de surf como gorro e luvas.

Oferecendo serviços de produção que incluem tecidos de tricô, espuma de borracha e produtos acabados, a Sheico estabelece parcerias estratégicas para diversas marcas de esportes, como Patagonia, Billabong e O’Neil.

A colaboração se baseia em uma abordagem de fabricação personalizada, de forma a permitir que as marcas criem produtos que expressem sua identidade com materiais e técnicas exclusivas.

Além da OCENA, a Sheico tem se dedicado ao desenvolvimento de outros materiais ecológicos, como a cola Aqua α (à base de água).

+ Tahiti Pro 2024: Tops encaram Teahupo’o de olho nas Olimpíadas

A O’Neill está entre as marcas que estão adotando tecnologias amigas do meio ambiente, planejando lançar o novo modelo de wetsuit RG8 by OCENA. Previsto para setembro de 2024, o ORIGINAL RG8 será feito com a borracha 100% livre de neoprene da Sheico.

Soluções mais sustentáveis podem ajudar a transformar a indústria do surf. Com marcas líderes adotando essas inovações, espera-se que outras sigam o exemplo, abrindo caminho para um futuro mais verde no mundo dos esportes aquáticos.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias