Publicidade:


Publicidade:

Sabe aquele café antes do surf? Ele pode ser muito bom para você

Sabe aquele café antes do surf? Ele pode ser muito bom para você.

De acordo com estudos feitos pela American Heart Association, o consumo de café está associado a um risco reduzido de insuficiência cardíaca em longo prazo.

Em outras palavras, beber uma ou mais xícaras de café puro por dia pode ser bom para o coração.

+ Quatro dicas para acalmar a mente
+ Cinco dicas para avaliar a dor nas costas no pós-surf
+ Fases da lua afetam nosso sono, diz estudo

Em comparação com os que não bebem café, a análise constatou que o risco de insuficiência cardíaca diminuiu entre 5% e 12% para cada xícara de café consumida diariamente.

“Café e cafeína são frequentemente considerados pela população em geral como ‘ruins’ para o coração porque as pessoas os associam a palpitações, pressão alta etc. A relação consistente entre o aumento do consumo de cafeína e a redução do risco de insuficiência cardíaca vira essa suposição do avesso”, disse o autor sênior Dr. David Kao, diretor médico do Colorado Center for Personalized Medicine da University of Colorado School of Medicine em um comunicado.

Mas o benefício não se estendeu ao café descafeinado. Em vez disso, a análise encontrou uma associação entre o café descafeinado e o risco aumentado de insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca ocorre quando um coração enfraquecido deixa de fornecer às células do corpo sangue suficiente para obter o oxigênio necessário para manter o funcionamento adequado do corpo. Pessoas com insuficiência cardíaca sofrem de fadiga e falta de ar e têm dificuldade para andar, subir escadas ou outras atividades diárias.

O estudo, publicado na revista AHA Circulation: Heart Failure, analisou informações dietéticas auto-relatadas do Framingham Heart Study original. Esse estudo, que começou em 1948, envolveu mais de 5.000 pessoas sem nenhuma doença cardíaca diagnosticada que viviam em Framingham, Massachusetts. O estudo acompanhou essas pessoas e seus descendentes por 72 anos ao longo de três gerações.

Ao todo, os estudos forneceram informações dietéticas para mais de 21.000 americanos adultos.

Em comparação com pessoas que não bebiam café, a análise descobriu que o risco de insuficiência cardíaca diminuiu entre 5% e 12% para cada xícara de café consumida todos os dias nos estudos Framingham Heart e Cardiovascular Health.

O risco de insuficiência cardíaca permaneceu o mesmo por não beber café ou tomar uma xícara por dia no Estudo de Risco de Aterosclerose em Comunidades. Mas quando as pessoas bebiam duas ou mais xícaras de café preto por dia, o risco diminuía em cerca de 30%, descobriu a análise.

“A associação entre a cafeína e a redução do risco de insuficiência cardíaca foi surpreendente”, disse o Dr. David Kao.

Tem que ser café puro, mesmo!

Todos esses estudos foram feitos tomando café preto. No entanto, muitas pessoas adicionam laticínios, açúcares, sabores ou cremes não lácteos que são ricos em calorias, açúcar e gordura. Isso provavelmente anula quaisquer benefícios para a saúde do coração, avisa a AHA.

Além disso, a cafeína pode ser perigosa se consumida em excesso por certas populações, mostraram as pesquisas. Altos níveis de consumo de café (mais de 4 xícaras) durante a gravidez foram associados a baixo peso ao nascer, parto prematuro e natimortos em um estudo de 2017. Para mulheres com maior probabilidade de fraturas ósseas, o café aumentou esse risco; o mesmo não acontecia com os homens.

Estudos anteriores também sugeriram que pessoas com problemas de sono ou diabetes não controlada deveriam consultar um médico antes de adicionar cafeína à dieta.

Fonte: Revista Go Outside

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

“Evade”, de Caio Baker, e...

Evade é curta metragem de pouco mais do que 8 minutos filmado e editado...

Surfista profissional demitido após surfar...

Um freesurfer profissional de Encinitas, na Califórnia, EUA, perdeu um de seus patrocinadores após...

John John Florence passa por...

Após abdicar das quartas de final do Margaret River Pro por conta de uma...

Peixe das profundezas do oceano...

Um peixe das profundezas do oceano e de aparência assustadora foi encontrado morto na...