Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Fases da lua afetam nosso sono, diz estudo



Uma boa noite de sono é fundamental para a melhora no rendimento de qualquer atleta, e com o surfista, não é diferente!

Sendo assim, é no mínimo interessante uma nova descoberta feira por cientistas e publicada recentemente na Science Advances.

Segundo os cientistas, a lua, que influência as marés, também é capaz de afetar o sono dos seres humanos.

De acordo com o estudo publicado, nos dias que antecedem a lua cheia, as pessoas vão para a cama mais tarde e dormem menos.

Em média, os voluntários que participaram do experimento iam para a cama 30 minutos depois e dormiam 50 minutos a menos nas noites antes da lua cheia.

+ Cinco dicas para aliviar a dor nas costas no pós-surf

+ Seis livros extraordinários para você aproveitar o flat do Verão

+ Tom Curren surfando sozinho no México é muito mais do que um filme de surf 

Os pesquisadores equiparam cada voluntário com um monitor de sono no pulso para monitorar os horários de sono ao longo de um a dois ciclos da lua. Um ciclo lunar leva 29,5 dias para ser concluído.

O estudo foi divido entre participantes que vivem em áreas urbanas e comunidades rurais e indígenas na Argentina.

Entre as comunidades, algumas não tinham acesso à eletricidade, outras parcialmente ou tinham acesso total à energia elétrica.

Independentemente do acesso à eletricidade, havia um padrão forte que mostrava que todos iam para a cama mais tarde e dormiam menos nos dias que antecederam a lua cheia.

Acreditamos que esta modulação visa tirar vantagem dessas noites de luar, que podem ser boas para atividades seguras ao ar livre, como caça ou pesca, ou para se envolver em interações sociais com outros grupos”, disse o co-autor do estudo Leandro Casiraghi, pós-doutorado no departamento de biologia da Universidade de Washington, à CNN.

Na comunidade urbana, os participantes iam para a cama ainda mais tarde e dormiam menos do que os participantes nas comunidades rurais.

Casiraghi disse ter ficado surpreso com o fato de a comunidade urbana ter sido afetada porque ele supôs que apenas as pessoas nas comunidades rurais seriam afetadas pelas fases lunares.

O fato de que essa modulação estava presente mesmo em comunidades com acesso total à luz elétrica sugere que esses efeitos são mediados por algo diferente do luar em si”, disse Casiraghi.

Depois de coletar dados de sono das comunidades, os pesquisadores compararam seus resultados com os dados de sono coletados de 464 estudantes de Seattle para outro estudo e encontraram o mesmo padrão de sono.

Os calendários sociais também podem afetar os horários de sono de alguém, disse ele, como ir para a cama mais tarde ou dormir mais nos fins de semana.

Para pessoas que têm problemas para dormir, especialistas recomendam evitar luzes e telas brilhantes durante a noite.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Russell Bierke, um dos tube...

Depois de se consolidar no topo dos surfistas de ondas grandes que conquistaram a...

Kelly Slater, Kolohe Andino e...

Mesmo com as fronteiras fechadas para o turismo, alguns afortunados, como Kelly Slater, conseguiram...

Alimentos que protegem a pele...

Surfar no verão é sinônimo de altas temperaturas e sol intenso. É, portanto, uma...

WSL lança documentário sobre épica...

O surf em ondas gigantes é certamente um esporte de consequências e nem mesmo...