25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024
25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024

Prancha assimétrica: O que é e para quê serve?

Para que serve uma prancha de surf assimétrica?

Os fabricantes de pranchas de surf criam equipamentos de todos tamanhos e formas, garantindo que a simetria atenda aos requisitos fundamentais de dinâmica de fluidos junto ao propósito de cada surfista.

Em 100 anos, as pranchas de surf passaram de pranchas de madeira pesadas e longas para equipamentos de alta performance de poliuretano/epóxi perfeitamente moldados, curtos e leves.

LEIA: Guia de Pranchas HARDCORE

A arte de criar equipamentos altamente competitivos evoluiu ao lado da ciência e da experimentação, transformando a criação de pranchas de surf em uma ciência complexa.

As pranchas de surf devem deslizar suavemente e elegantemente pela água salgada, enquanto normalmente carregam peso em duas áreas do deck, correspondentes aos nossos pés.

Elas também são desenvolvidas para percorrer uma superfície de água mais ou menos inclinada, ou seja, a face da onda.

Consequentemente, hoje existem muitos tipos de pranchas de surf para múltiplos usos e situações.

No entanto, quase todos eles são simétricos – até que alguém decidiu que era hora de mudar o paradigma.


Por que e para quê?

Por quase meio século, os fabricantes de pranchas de surf não diferenciaram a preferência do surfista.

Eles simplesmente assumiram que havia apenas uma maneira de construir pranchas – seguindo padrões simétricos, semelhantes a espelhos, que permitem aos surfistas ir para a esquerda ou para a direita em uma onda e ter desempenho semelhante.

As salas de shape foram cuidadosamente montadas para refletir essa obsessão pela simetria.

O problema é que, em tese, uma prancha padrão não considera o conceito de postura ou a postura preferida do surfista – regular ou goofy.

Ele oferece um equilíbrio perfeito em que a soma de todas as forças internas é zero, mas força o surfista goofy a se adaptar às ondas da direita e à base natural às ondas da esquerda.

Em outras palavras, não há nada de simétrico em como você coloca os pés em uma prancha de surf.

Por isso, a prancha assimétrica é uma tentativa de personalizar essas preferências.

O objetivo é responder a perguntas como: “Posso obter uma prancha para um surfista regular que surfe apenas nas ondas da direita? e “Como posso tornar meu surf de backside mais fácil?”

O conceito dos anos 1960

A história das pranchas de surf assimétricas remonta à década de 1960.

Carl Ekstrom, designer de pranchas de San Diego, foi um dos primeiros a experimentar o modelo nos dias de longboard.

Ele percebeu que as pranchas convencionais surfavam bem de frente, mas tendiam a ir para frente e travar na onda enquanto iam para trás.

“Eu queria mais curva na parte de trás e uma torção na rabeta para que a rabeta ficasse mais alta no lado do calcanhar, então projetei a primeira prancha de surf assimétrica”, disse Ekstrom uma vez.

 

Asymmetrical surfboard: the first ever patent filed by Carl Ekstrom in 1965

 

O objetivo era tirar o máximo proveito de suas habilidades tanto de frontside quanto de backside para surfar em seu pico natal, Windansea Beach.

Então, em 1965, ele misturou seus elementos favoritos de design na parte da frente e traseira – outline e formatos de rabeta – em um design sofisticado.

Dois anos depois, ele recebeu uma patente (US3337886A) para o formato inovador da prancha de surf.

Asymmetric surfboard by Carl Ekstrom: a stunning piece of asymmetry | Photo: Ryan Field/Hydrodynamica


Uma Experiência Surpreendente

A teoria e a estética por trás das pranchas de surf assimétricas podem ser difíceis de explicar para os clientes regulares das lojas de surf, então elas nunca serão um design popular.

Também requer tempo e uma curva de aprendizado curta, pois você precisará se adaptar a diferentes mudanças de peso e movimentos do corpo para manter o equilíbrio.

Se você chama pranchas de surf assimétricas de futuristas, um nicho ou desastres de experimentação, se você tem a mente aberta, esqueça como ela é e experimente.

Você pode se surpreender com toda a experiência e sensação de surfar nas ondas.

A prancha assimétrica funciona? Definitivamente, sim, especialmente se você deseja otimizar seu desempenho de frontside ou backside.

A prancha adapta-se às suas preferências de ondas irregulares, tendo diferentes formas de trilhos que se encaixam nas faces da onda e inclinações.

Também é importante ressaltar que existem pranchas assimétricas construídas para surfistas de bases regulares e para goofies.

Por último, mas não menos importante, não deixe seu cérebro te enganar.

Só porque o contorno não é simétrico, a prancha não parecerá estranha porque as bordas se comportarão de forma independente – como em uma prancha normal – e não interferirão uma na outra.

É uma adição valiosa ao quiver? Pode ser.

Se você já possui um longboard, uma shortboard versátil e um funboard, por que não adicionar um equipamento que quebra o mainstream?

As pranchas de surf assimétricas têm tudo a ver com funcionalidade e servem a um propósito bem definido – para compensar nosso trabalho irregular de pés enquanto estamos no deck.

Se você surfa regularmente em ondas A-frame, certamente a prancha assimétrica é uma escolha sábia.

E lembre-se: conhecimento e experimentação são mãe e pai da evolução e da invenção. Levá-los para o surf é inevitável.

Matéria traduzida e adaptada de surfertoday.com

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias