21.9 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 6 maio, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
segunda-feira, 6 maio, 2024

Rodrigo Sphaier é bronze no Mundial de Longboard da ISA

Terminou na quinta-feira (25) em Sunzal, El Salvador, o campeonato mundial de Longboard da ISA, com a equipe brasileira encerrando sua participação na quarta colocação (medalha de cobre) e uma medalha de bronze para Rodrigo Sphaier.

O Havaí foi a nação vencedora, ganhando medalhas de ouro nas divisões individuais feminina e masculina. Honolua Blomfield (HAV) conquistou seu primeiro Campeonato Mundial ISA feminino, enquanto o Campeão Mundial de 2018, Kai Sallas (HAV), conquistou seu segundo título.

Direitas longas e limpas, com três a quatro pés, mostraram que El Sunzal é, de fato, um dos melhores picos do mundo para o surf de longboard e, portanto, para receber eventos dessa natureza.

Rodrigo Sphaier mundial de longboard da ISA
Equipe brasileira encerra a particiapção no Mundial de Longboard na quarta colocação (medalha de cobre). Foto: Jersson Barboza / ISA

Tricampeã mundial de Longboard pela WSL, Honolua Blomfield já havia conquistado a medalha de ouro na divisão Open Junior em 2013. Na ocasião, derrotou todos os meninos da divisão, mostrando ao mundo seu enorme potencial nos pranchões, no entanto, a havaiana ainda não havia ganho a medalha de ouro feminina, um objetivo que a deixou muito emocionada.

Sinceramente, estou sem palavras,” disse emocionada, Blomfield. “Eu realmente queria muito isso e para acontecer comigo, parece insano.

Na final feminina, Blomfield derrotou, Rachael Tilly (EUA, prata), Natsumi Taoka (JPN, bronze) e Zoé Grospiron (FRA, cobre) e não deu chances para suas adversárias.

Rodrigo Sphaier mundial de longboard da ISA
Honolua Blomfield. Foto: Jersson Barboza / ISA

No masculino, o atual campeão mundial de longboard pela WSL, Kai Sallas (HAW), garantiu agora seu bicampeonato mundial de Longboard ISA. Sallas saiu da água extasiado por solidificar ainda mais seu posto como o melhor longboarder do mundo na atualidade.

Sinto uma sensação incrível“, disse Sallas, após a vitória. “É apenas uma prova de que, se você se recuperar, dedicar-se e continuar tentando, não importa sua idade, nunca é tarde demais. Continue seguindo em frente.”

Depois de ser eliminado na Quarta Rodada do Evento Principal, Sallas teve que surfar em cinco baterias de repescagem para garantir seu lugar na Final, e o conhecimento adquirido nessas baterias extras provou ser benéfico. Pegando uma onda já no primeiro minuto, Sallas entregou uma performance arrebatadora, fazendo a maior pontuação do evento entre os homens, apostando em nose-rides altamente técnicos. Ainda assim, todos quatro finalistas iniciaram a bateria com notas excelentes, na faixa dos 8 pontos, incluindo o brasileiro Rodrigo Sphaier, que, assim como Sallas, atravessou uma longa jornada pela repescagem até a grande final.

Contudo, ao escolher as ondas certas e usando habilmente a prioridade nos minutos finais, o havaiano conseguiu assegurar a vitória. Sphaier, que foi campeão mundial pela ISA em 2010, garantiu a medalha de bronze para o Brasil, Taka Inoue (JPN) ficou com a prata, e Edouard Delpero (FRA), na quarta colocação, levou o cobre.

mundial de longboard da ISA
Kai Sallas. Foto: Pablo Franco

A equipe brasileira no campeonato mundial de longboard da ISA foi formada por Rodrigo Sphaier, Carlos Bahia e Rodrigo Sphaier, Atalanta Batista e Luana Soares.

Rodrigo Sphaier caiu para a repescagem após ficar na terceira colocação bateria nas quartas de final do evento principal, disputada na quarta-feira e conquistou sua vaga na grande final do evento após ficar na segunda colocação na final da repescagem, juntamente com o havaiano Kai Sallas, que ficou em primeiro. Nessa mesma bateria, na qual só avançariam os dois primeiros colocados, outro brasileiro, Carlos Bahia, que havia avançado até a semifinal do evento principal, acabou ficando em quarto lugar, perdendo a chance de disputa o ouro e encerrando sua participação na sexta colocação. Já Atalanta Batista deu adeus à disputa na quarta fase da repescagem e Luana Soares na rodada seguinte.

HIGHLIGHTS DAS FINAIS

RESULTADOS CAMPEONATO MUNDIAL DE LONGBOARD ISA 2024

Classificação por Equipes

Ouro – Havaí

Prata – Japão

Bronze – França

Cobre – Brasil

Homens

Ouro – Kai Sallas (HAV)

Prata – Taka Inoue (JPN)

Bronze – Rodrigo Sphaier (BRA)

Cobre – Edouard Delpero (FRA)

Mulheres

Ouro – Honolua Blomfield (HAV)

Prata – Rachael Tilly (EUA)

Bronze – Natsumi Taoka (JPN)

Cobre – Zoé Grospiron (FRA)

Resultados completos em isasurf.org.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias