24.3 C
Hale‘iwa
sábado, 4 maio, 2024
24.3 C
Hale‘iwa
sábado, 4 maio, 2024

João Chianca e Filipe Toledo confirmados no CT 2025

A World Surf League (WSL) anunciou os wildcards (convites) para iniciar a temporada 2025 do Championship Tour (CT). Os escolhidos foram os brasileiros Filipe Toledo e João Chianca, a australiana Stephanie Gilmore e a norte-americana Lakey Peterson. A WSL também confirmou convites para Kelly Slater participar das etapas do Tahiti e das Ilhas Fiji esse ano, pois não passou pelo corte da elite em Margaret River. Ainda foi divulgado que Carissa Moore e Vahine Fierro serão as wildcards para o SHISEIDO Tahiti Pro, a primeira etapa após o corte da elite, que será disputada entre os dias 22 e 31 de maio nos tubos de Teahupo´o.

No início desta temporada, a WSL já havia garantido que o bicampeão mundial Filipe Toledo e a octacampeã Stephanie Gilmore, receberiam “wildcard” para o CT 2025, após anunciarem uma pausa no Circuito Mundial esse ano. Já o João Chianca foi o quarto melhor surfista do mundo no ano passado, conseguindo a primeira vitória da sua carreira no MEO Rip Curl Pro Portugal e ficando em terceiro lugar nas semifinais das etapas de Pipeline e Sunset Beach no Havaí e na de Margaret River na Austrália.

+ Vídeo: Força feminina em Nazaré

Chumbinho já estava treinando para repetir a ótima atuação neste ano, mas sofreu uma grave lesão enquanto treinava nos tubos de Pipeline em dezembro. Ele ficou em tratamento durante toda a primeira metade do CT 2024 e só recebeu autorização médica para voltar a competir agora. O seu primeiro campeonato será o Bonsoy Gold Coast Pro apresentado por GWM, que começa no domingo abrindo o Challenger Series 2024 na Austrália.

“Com o ranking do corte do meio da temporada concluído, anunciamos Lakey Peterson, João Chianca, Stephanie Gilmore e Filipe Toledo, como wildcards da temporada 2025 da WSL”, disse Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL. “Conforme estabelecido na temporada passada, o Livro de Regras da WSL permite que apenas os campeões mundiais e competidores do Final 5 da WSL, sejam elegíveis para marcar pontos no ranking na segunda metade da temporada como wildcards. Com isso, o João (Chianca) seria elegível, mas estamos garantindo que ele tenha tempo suficiente para sua total recuperação e estamos animados para recebê-lo de volta ao Tour em tempo integral no próximo ano”.

Já Lakey Peterson foi cortada da elite no último dia do Western Australia Margaret River Pro no domingo passado. Desde que entrou na elite em 2012, a californiana só não ficou entre as top-10 três vezes e festejou vitórias em seis etapas. A primeira foi no US Open of Surfing, no seu primeiro ano no CT. Lakey foi vice-campeã mundial em 2018 e número 3 do ranking em 2019. Ela é um dos ícones do esporte na Califórnia e merecidamente foi escolhida para receber o convite para o CT 2025. Os wildcards são selecionados pelo WSL Commissioner´s Office e o processo de seleção leva em conta o desempenho competitivo, como títulos mundiais, rankings do CT e do Challenger Series, resultados nos eventos, além de uma avaliação médica, se for o caso.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Todas as etapas do World Surf League Championship Tour 2024 podem ser assistidas ao vivo pelo Sportv e Globoplay, parceiros de mídia da WSL no Brasil. Neste ano, a transmissão em português pelos canais da WSL, pela primeira vez está sendo produzida no Brasil e também pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo e Canal da WSL no YouTube, pode ser acessada a transmissão em espanhol e em inglês.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias