22.7 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024
22.7 C
Hale‘iwa
domingo, 5 maio, 2024

Elite da WSL volta a Snapper Rocks em 2025

"Você tem que ter certeza de que as melhores ondas estarão no Tour, porque é onde você quer ver o melhor surf possível" - Mick Fanning

Segundo o site da rádio ABC News, da Gold Coast australiana, a WSL teria assinado um contrato de quatro anos com a cidade de Gold Coast e o departamento de Turismo e Eventos do estado de Queensland, para a volta, a partir de 2025, do campeonato de Snapper Rocks ao Championship Tour (CT). Desde 2020, ano em que o Circuito Mundial foi cancelado devido à epidemia de COVID, o evento deixou de contar pontos para a divisão de elite do surf mundial.

+Gold Coast Pro abre o Challenger Series com forte participação brasileira

Por duas décadas o evento de Snapper Rocks foi a abertura da temporada do Tour, mas de 2021 em diante ficou de fora devido a uma disputa ocorrida entre o governo de Queensland e a WSL sobre as restrições do COVID. Nos últimos três anos, Snapper Rocks sediou o evento de abertura da Challenger Series da WSL, como parte de um formato renovado para o surf profissional. A partir deste sábado, dia 27 (noite de sexta-feira, no Brasil) até o dia 4 de maio, o Bonsoy Gold Coast Pro será realizado no famoso pico.

Sempre foi desejo da comunidade local ver o evento recuperar seu posto de relevância no Circuito Mundial. A região de Coolangatta produziu mais campeões mundiais do que qualquer outro lugar do mundo, e o evento estava arraigado na cultura desse trecho privilegiado da costa australiana. 

A final entre Kelly Slater e Joel Parkinson em 2013, disputada em condições épicas, entrou para a história do surf profissional. Quem lembra da rabeada que Kelly deu em Parko para vender o campeonato?

O tricampeão mundial e duas vezes vencedor em Snapper Rocks, Mick Fanning, declarou à ABC News que perder o evento foi um golpe doloroso para a comunidade: “Não ter (o campeonato) aqui foi muito triste, não só para nós, surfistas, que queremos que as pessoas surfem nossas ondas, mas também para as crianças poderem crescer vendo qual é a referência e o que é realmente possível no seu pico caseiro”.

Claro que Fanning ficou muito feliz com a notícia da volta do evento à divisão principal da WSL. “É um evento que obviamente está no meu coração”, disse ele. “Há muita história que aconteceu antes mesmo de eu entrar no Tour. Você tem que ter certeza de que as melhores ondas, os melhores picos, estarão no Tour mundial, porque é onde você quer ver o melhor surf possível”. 

Segundo o departamento de Turismo e Eventos de Queensland, a previsão é de que o retorno do evento à Gold Coast vai atrair 14 mil fãs e injetar US$2,9 milhões de dólares na economia local.

Ainda de acordo com a ABC News, a WSL ainda não revelou como Snapper Rocks se encaixaria no calendário de 2025 e se sua adição significará que outro local estará em risco. A etapa australiana de 2024 inclui paradas em Bells Beach em março e Margaret River em abril. É provável que o evento da Gold Coast seja o último antes do corte no meio da temporada, ou o primeiro evento após o corte.



Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias