Publicidade:


Publicidade:

Ética no surf: 9 regras para o surfista iniciante

Ética no surf. A seguir listamos 9 regras de ouro para o surfista. Em teoria, um surfista experiente já sabe de tudo isso, mas até mesmo os mais experientes às vezes abrem mão de uma boa conduta ou outra.

Enfim, a experiência dentro de um line up pode ser intimidante. Mas regras precisam ser seguidas para manter a segurança, o respeito, e as boas vibes dentro da água.

+ A respiração correta vai “salvar” sua vida. Entenda e pratique
+ A história do movimento de segurança de ondas grandes
+ Bali pode reabrir fronteiras nos próximos meses

Confira a seguir:

Escolha o pico adequado

Tenha certeza de que esteja surfando no local adequado segundo as suas habilidades. Começar em ondas pequenas e mais leves será menos intimidador, com certeza. Ondas potentes requerem surfistas experientes e um wipeout em uma onda ser ter consciência de muito, pode machucar alguém severamente.

Não rabeie 

O surfista com possibilidade de percorrer mais espaço tem onda sempre tem prioridade.  Rabeadas podem causar colisões, frustrações, lesões ou até mesmo brigas. Por isso, esteja atento que não há ninguém dropando mais atrás do que você. No entanto, há exceções, como o caso de um surfista menos habilidoso dropar e ir reto e você ter a chance de seguir a linha da onda. Ou, ainda, você remar caso tenha certeza absoluta de que o surfista que o mais deep não vá passar a seção.

Não dê balão 

Na gringa, a galera costuma dizer “snake”. Se você é um surfista experiente, provavelmente já fez isso e/ou passou por isto. É o seguinte: você está no pico, melhor posicionado para a onda, quando um surfista rema e se posiciona mais deep para pegar a onda, fazendo parecer com que ele tem a prioridade, só que, na verdade, a prioridade é sua.

Reme de forma consciente

Consciência de remada é tudo. Não reme perto dos surfistas; mantenha distância. Caso você esteja voltando ao outside e tenha um surfista vindo na onda, sempre reme em direção à espuma. Não tente facilitar a sua vida remando para a parede; novamente, reme sempre em direção à espuma.

Espere a sua vez

Essa vale sobretudo para reef e point breaks, picos em que geralmente todos podem pegar sua onda. Portanto, aproveite sua vez e saiba dar vez ao outro. Por isso, se você acabou de voltar de uma onda, posicione-se em último da fila no outside. Além disso, caso você reme para uma onda, e não entre, tenha paciência e volta para último da fila no line up.

Comunique-se

Está remando para uma onda? Saiba se comunicar com os surfistas ao seu redor, assim, você evita colisões e mal-entendidos.

Respeite os locais

Respeite os que têm longa história com o pico. Os locais podem ter sua própria ética do surf, por isso, tome seu tempo, observe as variáveis, e respeite as regras específicas de cada área.

Segure a sua prancha

Pode ser tentador largar a prancha quando vem aquela bomba de espuma, mas, sempre tente se manter no controle da sua prancha. Largar a prancha pode machucar algum surfista atrás de você.

Peça desculpas 

Se você cometeu algum erro no line up, certamente os surfistas experientes vão deixar isso bem claro. Saiba ser humilde; pedir desculpas já faz a diferença e certamente reduz a tensão dentro da água.

E aí, leitor (a)? Gostou? Deixe seu comentário.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Abertura do Rottnest Search 2021...

Depois de três eventos repletos de ação na Austrália, os melhores surfistas do mundo...

Ressaca em Copacabana! Onda rara...

A melhor época de ondas do Rio de Janeiro chegou com força e no...

Baleia Jubarte de 30 T...

As baleias Jubarte estão entre as maiores baleias que existem chegando aos 15 metros...

“Impossível organizar Jogos Olímpicos seguros,”...

Em uma mensagem ao governo, um sindicato de médicos do Japão diz que nesse...