Kelly Slater é escalado para representar os Estados Unidos nos ISA Games, em setembro — etapa obrigatória para classificação para Tóquio 2020

Por Redação HC

Kelly Slater está decidido a participar da histórica estreia do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Aos 47 anos e com onze títulos mundiais, Slater vai integrar a comitiva dos Estados Unidos que disputará os ISA Games, neste mês de setembro, também no Japão.

A participação neste evento é obrigatória para os surfistas que desejam qualificar-se para os Jogos Olímpicos através do CT, que seria o caso de Slater.

Além de Slater, representarão os Estados Unidos nos ISA Games Kolohe Andino, Conner Coffin, Courtney Conlogue e Carissa Moore.

Slater é atualmente o terceiro melhor surfista dos Estados Unidos no ranking do CT. Os dois primeiros são Kolohe Andino, atual líder, e John John Florence, terceiro colocado, mas que não deve participar de mais nenhuma etapa neste ano devido a uma ruptura nos ligamentos do joelho direito — muito embora o havaiano faça questão de manter o mistério sobre sua participação nos Jogos.

Qualificação para Tóquio 2020

Dez homens e oito mulheres se classificarão para os Jogos através do CT. Serão os primeiros do ranking ao final desta temporada, com o limite de dois representantes por país — neste caso, se o CT terminasse agora, os representantes brasileiros seriam Filipe Toledo e Italo Ferreira entre os homens e Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima entre as mulheres.

As demais vagas serão preenchidas nas edições de 2019 e de 2020 dos ISA Games: os quatro primeiros homens e mulheres da edição de 2020, os quatro primeiros homens e as seis primeiras mulheres da edição de 2019. As vagas dos ISA Games deste ano (2019) devem se destinar ao melhor surfista de cada região continental — África, Europa, Oceania e Ásia.

Elas precisam respeitar o limite de dois representantes por gênero por país, e não se sobrepõem às vagas alcançadas via CT. Ou seja: se Gabriel Medina for o campeão dos ISA Games 2019, por exemplo, mas terminar atrás de Filipe e Italo no ranking do CT, o critério de seleção via CT fala mais alto, e estes dois ficarão com as vagas, e não Medina.

Os representantes brasileiros nos ISA Games 2019 devem ser Filipe Toledo, Italo Ferreira, Gabriel Medina, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.

Veja também:
Local de 12 anos bota pra baixo em Teahupo’o grande; assista
Gabriel Medina cola mais um adesivo em sua prancha milionária
Mick Fanning estoura joelho, deve ficar de 6 a 12 meses fora da água