25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024
25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024

Conheça o drone que mede as ondas com precisão

Como medir a altura da onda? E como variáveis ​​como ângulos de fotos, marés e o corpo humano entram em jogo ao avaliar uma onda de surf recorde mundial, por exemplo?

Enfim, medir as ondas do surf é um tema tão antigo quanto quase o próprio esporte. Quase faz parte da natureza do surfista.

Teddy Allen e Milan Curcic são os cofundadores de uma start-up de inspiração surfista que visa acabar com interpretações duvidosas, debates infrutíferos e análises subjetivas.

+ Big riders questionam transparência e postura da WSL

Allen é meteorologista; Curcic é um cientista e especialista em algoritmos. Ambos surfam.

E os dois chegaram à uma tecnologia engenhosa capaz de medir ondas grandes e pequenas, paredes de água verticais ou inclinadas.

Avaliar o tamanho das ondas tornou-se crítico no surf de ondas grandes porque há muito em jogo – dinheiro, reputação, glória e status.

O circuito de surf profissional desenvolveu uma fórmula cuidadosamente afinada para calcular a altura das grandes ondas que quebram na Nazaré, Jaws e outras arenas de surf.

No entanto, há sempre um grau de incerteza e subjetividade nisso.

Henet: 3D time series of XXL waves during the morning hours at Nazaré | Graph: Henet Wave

Drones como bóias de surf aéreo

A Henet Wave quer acabar com as discussões acaloradas que alimentam as explosões nas mídias sociais e muitas vezes colocam atletas contra atletas.

Então, a dupla empreendedora se uniu ao engenheiro mecânico e especialista em drones Thomas Alberts para criar uma bóia aérea com patente pendente.

“A Henet foi concebida tarde da noite em 2020 em um escritório com vista para o Soup Bowl em Barbados”, explicaram Allen e Curcic ao site Surfertoday.com.

“Enquanto procrastinava com outras coisas mais importantes, surgiu um artigo que debateu a entrada da onda feminina XXL do ano.”

+ The NY Times enaltece pioneirismo de Maya Gabeira e fala do sexismo no big surf

“Para nós, o debate mais amplo deveria ter sido a capacidade de diferenciar entre uma onda de 73 pés e uma onda de 69 pés usando métodos subjetivos”.

E assim nasceu a Henet para medir ondas com dados objetivos usando uma bóia aérea tecnologicamente avançada.

“Na mitologia egípcia, o pelicano – henet – é a deusa associada à vida após a morte”, acrescentam os desenvolvedores do drone.

“Os antigos egípcios pensavam que o henet poderia fornecer uma passagem segura no submundo do desconhecido.”

“Hoje, o henet guia os surfistas para o novo mundo da medição de ondas XXL em tempo real puramente objetiva.”

Parece poético, mas a equipe tem um sonho simples e claro.

Todos os três Ph.D. os cientistas querem ser os primeiros a medir a onda de 100 pés usando o drone especialmente projetado.

Vídeo: Henet Wave / YouTube

Os primeiros testes tiveram lugar na Praia do Norte, Nazaré, Portugal.

“Nós viajamos para a Nazaré em um prazo muito curto para medir as ondas durante o swell XXL de 25 de fevereiro [2022] e tivemos a sorte de trabalhar ao lado de Andrew Cotton.”

“Ele forneceu informações valiosas que ajudaram a melhorar nossas operações e motivar trabalhos futuros.”

“Infelizmente, devido ao péssimo momento de um carregador de bateria com defeito, estávamos limitados a voar apenas durante a manhã. Então, novamente, no dia seguinte, as ondas caíram para 15-25 pés.”

“Aprendemos muito com essa viagem e estamos ansiosos para voltar na próxima temporada para medir mais ondas XXL”.

Nazaré, February 25, 2022: wave analysis from data gathered by the aerial buoy system | Graph: Henet Wave

Acima, Nazaré, 25 de fevereiro de 2022: análise de ondas a partir de dados recolhidos pelo sistema de bóias aéreas | Gráfico: Onda Henet

Medindo o tamanho preciso de uma onda viajante

Tudo começou com uma série temporal de altura de onda suavizada.

A primeira coisa que o Henet fez foi aplicar um pseudo-eixo x para espalhar os dados do ponto de altura da onda para fins de visualização.

“Como medimos dados pontuais, estendemos a altura da onda em um ponto ao longo da onda para comparar as alturas de diferentes ondas”, observam os empresários.

“Depois, pegamos uma amostra dos nossos dados de ponto de altura de onda suavizada da Nazaré e a animamos em 3D usando um pseudo-eixo x, ou seja, estendendo o eixo x dos dados do ponto para fins de exibição.”

Mas o resultado será ainda mais surpreendente e perspicaz.

O objetivo final é implantar uma série de drones ao longo de um transecto para produzir uma representação 3D real de uma onda afunilando a partir do pico.

O veículo aéreo não tripulado (UAV) irá capturar uma “foto” tridimensional de ondas a partir de observações registradas do sistema de bóias voando no céu.

O algoritmo de altura de onda da Henet já detecta vales e picos de dados brutos de drones e calcula automaticamente a altura de onda.

O algoritmo determina a elevação da água (linhas laranja), os locais dos vales das ondas (pontos azuis), os locais dos picos das ondas (pontos vermelhos) e as alturas reais das ondas (pontos azuis claros).

A tecnologia de medição de ondas será capaz de fornecer dados em tempo real e até mesmo de transmissão ao vivo.

O leitor poderia perguntar: “Como Henet lidará com variáveis ​​como marés, altura do nível da água/terra e topo e fundo da onda?”

“Nenhuma dessas incertezas é levada em consideração na medição”, enfatizam os desenvolvedores da Henet.

“Por exemplo, o GPS não leva em conta a medição da altura.”

“Ele é usado apenas para ajudar na estabilidade vertical, permitindo medições precisas de telemetria.”

“Definitivamente, há muito equívoco sobre o que é necessário para medir a altura das ondas”.

O olho de surf aéreo é um sistema de bóias feito sob medida com uma concha externa semi-protetora.

Embora possa não suportar o impacto de uma onda de 30 metros, ele pode facilmente enfrentar o spray marinho mais poderoso da Terra.

A Henet planeja melhorar continuamente seus aplicativos de hardware e software para otimizar o sistema para a temporada de ondas grandes de 2022-2023.

Para validar sua precisão, os criadores do drone relacionado ao surf realizarão testes de verificação controlados baseados em marinha em uma piscina de ondas em 2022.

Acompanhe aqui, na Hardcore, as atualizações.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias