Publicidade:

Como superar o medo no big surf? Koa Rothman responde

Como superar o medo no big surf?

“Sinto medo toda vez que surfo ondas grandes, principalmente após o Verão, no primeiro grande swell de Inverno,” nos conta Koa Rothman no vídeo abaixo.

Ele responde à primeira pergunta desse texto e mais outras sobre como lidar com ondas grandes.

+ A respiração correta revolucionará a sua vida. Entenda e pratique
+ A história do movimento de segurança de ondas grandes
+ Entrevista Danilo Couto

Nós nos colocamos em uma situação que teoricamente humanos não se colocam; mas na maioria das vezes, a recompensa vale o risco, ele conta.

“A questão é que eu aprendi a lidar com isso com muito treino e prática.”

Ele diz que saber com o que o seu corpo pode lidar é metade do caminho; se você estiver mentalmente lá, você será bom porque o medo te mantém consciente e te afasta de alguma situação que pode te matar, principalmente no big surf.

“Então, o medo é bom; a parte mais difícil é saber lidar com o medo. Saber que você pode lidar com o que quer que venha até você, é o que te faz lidar com essa situação.

Mas, claro, você está lidando com a Mãe Oceano; coisas ruins podem acontecer, é bom saber disso, mas manter-se treinando e focado.”

Outra pergunta que me fazem, prossegue Koa, é sobre a sensação de surfar ondas grandes. Bem, isso é muito difícil de descrever em palavras, mas no fim, acho que é algo como se divertir com os seus amigos.

“Só que claro, os seus amigos devem estar preparados para situações extremas. E você também, além de lidar com suas sensações, deve estar preparado para salvar a vida de alguém, seja seu amigo ou alguém que esteja na sessão com você.”

O meu treino consiste em exercícios de respiração e cardiorrespiratórios, ele diz.

“Basicamente  simula as situações de queda em uma onda gigante, então, você precisa segurar seu fôlego; sustentar altos batimentos por tempos relativamente longos; e aprender a resgatar pessoas.”

Ou seja, aprender a pilotar um jet ski; fazer respiração cardiopulmonar; resgatar alguém inconsciente. Essas coisas são desafiadoras e você precisa estar treinado, sintetiza o havaiano do clã Rothman.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias