22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 8 maio, 2024
22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 8 maio, 2024

Mais de 500 pinguins morrem encalhados em 2 meses no litoral de SP

De acordo com o Instituto de Pesquisas Cananéia, os pinguins costumam migrar da Patagônia para o Brasil no inverno em busca de alimento e águas mais quentes

Por Redação HC

Mais de 500 pinguins-de-magalhães, espécie que habita as zonas costeiras da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, encalharam e morreram nas praias de Ilha Comprida, litoral de SP, nos últimos dois meses.O Ipec (Instituto de Pesquisas Cananéia), grupo responsável pelo cuidado aos pinguins na região, conseguiu salvar apenas 6 animais. De acordo com especialistas do órgão, a causa de tantas mortes é devido a longa viagem dos pinguins que sofrem com a desidratação e outros fatores durante o trajeto.

Mais de 500 pinguins foram encontrados mortos pelo IpeC entre os meses de junho e Setembro no litoral de SP (Foto: Divulgação/ IpeC)

De acordo com o Instituto, a migração dos pinguins ocorre no inverno, onde encontram em suas regiões pouca oferta de comida, além das águas se tornarem mais gélidas. A tendência dos animais então é seguir para o Brasil e Peru, onde as condições são melhores. Entretanto, poucos conseguem resistir todo o trajeto.

Os seis pinguins salvos pelo IpeC nos últimos meses estão sendo tratados por especialistas e tem a previsão de serem libertados em Novembro. De acordo com Henrique Chupil, coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias, os animais sobreviventes já estão evoluindo. “Queremos que eles reajam ao tratamento o mais rápido possível e voltem para a natureza. Precisamos fazer a soltura em grupos de, no mínimo, oito pinguins, para que eles não fiquem sozinhos”, disse em entrevista ao G1.

O IPeC recomenda aos turistas e moradores das Praias da Bacia de Santos que, caso encontrem qualquer animal marinho, vivo ou morto, entrem em contato por meio do telefone 0800 642 334.

VEJA TAMBÉM:
– TARTARUGA É ENCONTRADA ENROSCADA EM PACOTES DE COCAÍNA ESTIMADOS EM US$53 MILHÕES
CARNE DE BALEIA ENCALHADA EM SALVADOR É CONSUMIDA POR MORADORES QUE IGNORAM AVISO
– MORADORES DE PRAIA NOS EUA QUEREM FOCAS COMO “ISCA” PARA EVITAR ATAQUES DE TUBARÃO

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias