Quantas vezes você acordou no dia de ondas grandes, passou café, e foi para o mar?
Lembrando que quando falamos “ondas grandes” sabemos da profunda relatividade desse termo a depender da percepção e vivência cada surfista. A se tratar dos havaianos, então, seus 8 pés podem ser os 6, 5 pés deles.
Veja também:
+ O que o CBD pode fazer pelo surfista?
+ A respiração revolucionará sua vida. Entenda e pratique
+ “Parei com carne vermelha e frango,” diz Gabriel Medina
Enfim, mar grande foi usado para definir aquele tipo de mar que você precisará estar muito calmo ou qualquer coisa pode dar muito errado.
No mar grande, também, você certamente precisará estar com os treinos de apneia em dia.
Bem, voltando ao café nos dias de onda grande, e se por acaso, você tem costume de ingerir a bebida, aí vai uma dica: se você puder evitar ingerir cafeína antes de um mar grande, será melhor para o seu desempenho como um todo.
“A cafeína acelera sua frequência cardíaca, fazendo você gastar mais oxigênio e diminuindo seu tempo de apnéia,” explica Rafael Kroeff, treinador de mindfulness da respiração, baseado no North Shore de Oahu, Havaí.
Além do café, outro alimento a ser evitado antes de surfar mar grande, é a proteína.
“Porque o processo de digestão da proteína é mais lento, e faz com que seu corpo gaste mais energia, diminuindo a oxigenação e comprometendo sua performance,” conta Kroeff.
Mas, se o bom café com ovo não é uma opção, então, o que seria ideal comer?
“Frutas, muita água, água de coco; no geral, alimentos de fácil digestão e alto poder de hidratação. Evitar comer no mínimo uma hora antes do surf,” explica o especialista.
Kroeff lembra que o ideal é nunca surfar de barriga cheia e manter-se sempre bem hidratado.
Recentemente, publicamos uma matéria especial com esse especialista em respiração e apneia, contando a respeito da sua história e seu método de treinamento – leia aqui.
Para conhecer mais do trabalho de Rafael Kroeff, acesse aqui o seu Instagram.