28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Haleiwa e a Tríplice Coroa começam nesta quarta. Faça suas apostas!

Hawaiian Pro, em Haleiwa, dá o ponta-pé inicial na Tríplice Coroa Havaiana de 2019, com forte impacto sobre o ranking do QS

Por Redação HC

Parece que foi ontem que o Jadson André acertou uma batida de backside numa onda média na Cacimba do Padre e arrancou uma virada (meio suspeita) contra Yago Dora na grande final do QS em Noronha. E aqui estamos! A apenas um dia do começo oficial do fim da temporada, com a Tríplice Coroa Havaiana.

É o agora ou nunca para o pessoal do QS, começando pelo Hawaiian Pro, em Haleiwa, nesta quarta (13). Daqui dez dias, mais ou menos, começa a derradeira chance de qualificação pra elite mundial, a Vans World Cup of Surfing, em Sunset.

Veja também: Weslley Dantas para nas quartas e sul-africano vence QS 3k em Sunset

É verdade que seis dos atuais Top 10 do QS são brasileiros. Mas é verdade também que só um deles é uma novidade — Samuel Pupo. Os demais, Jadson André, Yago Dora, Miguel Pupo, Alex Ribeiro e Deivid Silva, ou já estão no CT ou já fizeram parte dos Top 34 em algum momento de suas carreiras.

E Samuca está longe de ter uma posição confortável: é o nono colocado, na beiradinha da lista. Os próximos brasileiros do QS que se qualificariam como estreantes na elite mundial se entrassem neste final de ano? Os veteranos Luel Felipe e Krystian Kymerson, respectivamente na 33ª e 34ª posição. Kymerson, lesionado, não vai viajar para o Havaí.

A dificuldade dos novos talentos em subir no ranking do QS não é exclusiva do Brasil. No atual Top 10, por exemplo, apenas mais dois surfistas jamais estiveram no CT: o californiano Jake Marshall (5º) e o francês Jorgann Couzinet (7º).

Mas se esticarmos o olhar para os 30 primeiros, ao todo — pouco antes de Luel e Krystian — , veremos um contigente de 14 possíveis rookies, todos sedentos pela farta pontuação ainda disponível na janela graças às duas etapas de 10 mil pontos do Litoral Norte de Oahu. Entre eles, seis australianos (Liam O’Brien em 13º, Morgan Cibilic em 16º, Jack Robinson em 20º, Caleb Tancred em 24º e Jordy Lawler em 27º), três franceses (Charly Martin em 25º, Gatien Delahaye em 26º e Maxime Huscenot em 30º) e mais um representante cada para Japão, Havaí, África do Sul, Costa Rica e Estados Unidos.

E vale lembrar que as etapas da Tríplice Coroa, diferente de todas as outras etapas do QS — incluindo do demais 10k — são recheadas de tops da elite mundial. Jordy Smith, Kanoa Igarashi e Griffin Colapinto, por exemplo, vão correr as duas. Kelly Slater está inscrito em Haleiwa. Gabriel Medina está em Sunset. John John Florence, a possível novidade, já foi retirado da lista de atletas dos dois. E outros dois candidatos brasileiros ao título mundial, Filipe Toledo e Italo Ferreira, também ficam de fora.

Antes de apostar, mais uma última curiosidade — mais otimista para os praticantes da torcida verde e amarela. Apenas brasileiros venceram etapas de 10 mil pontos esse ano: Deivid Silva em Ballito, Yago Dora em Huntington, Miguel Pupo em Pantin e Samuel Pupo em Ericeira.

https://www.instagram.com/p/B4u6DIgF0vM/

Baterias em Haleiwa

Oito brasileiros entram na água na primeira rodada: Marco Fernandez, Tomas Hermes, Weslley e Wiggolly Dantas, Caio Ibelli, Thiago Camarão, Flávio Nakagima e João Chianca. No round dois, Luel Felipe, Ian Gouveia e Alejo Muniz fazem suas estreias. E na terceira rodada, Samuel e Miguel Pupo, Deivid Silva, Jesé Mendes, Yago Dora, Michael Rodrigues, Alex Ribeiro, Jadson André e Willian Cardoso fazem a primeira participação na Tríplice Coroa.

A primeira chamada será feita às 15h30 da quarta (13), no horário de Brasília. Fique ligado!

VEJA TAMBÉM:
– CHLOÉ CALMON E CARLOS BAHIA SÃO CAMPEÕES DO OI LONGBOARD PRO
IMPRESSIONANTE: O BRASILEIRO QUE DESAFIA NAZARÉ GIGANTE NO BODYSURF
– PRAIA DE ITAMAMBUCA PODE SE TORNAR RESERVA MUNDIAL DE SURF

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias