A prancha do big rider brasileiro Vinicius dos Santos agora integra a exposição permanente de pranchas do Forte de São Miguel de Arcanjo, na Nazaré. Lá, são guardadas algumas pranchas de surfistas que já fizeram história nas ondas do canhão.
Veja também:
+ Kelly Slater e mais 38 surfistas do CT inscritos no Challenger Series Snapper Rocks
+ Top 10 maiores ondas desse fim de semana em Nazaré
+ Surfista de ondas grandes processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré
Antes de ceder a nave ao museu, o surfista local de Florianópolis foi homenageado. Amigos, familiares e até mesmo presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, participaram da cerimônia.
“O Vinicius já é um de nós. Vem do país irmão, Brasil, e é uma honra tê-lo representado no mural do surfista”, disse o presidente.
Nascido em 1990, Vinicius começou a surfar ondas grandes na Praia de Imbituba, ainda muito jovem e com as pranchas emprestadas do seu pai. No entanto, há um tempo, a Nazaré passou a ser o principal palco dos seus maiores desafios como big rider e ele vem surpreendendo cada vez mais a cada temporada.
Apesar do debate sobre as medições de ondas gigantes gerarem muitas polêmicas, ainda esse ano, Vinicius dos Santos pegou uma onda que muitos consideraram a maior da história, inclusive oceanógrafos renomados. No entanto, alguns surfistas como, Nic Von Rupp e até mesmo o atual recordista de maior onda surfada, Rodrigo Koxa, se posicionaram para explicar as razões para, provavelmente, a onda não entrar para os critérios oficiais do Guiness Book.
Em todo caso, os cálculos também serão feitos pela World Surf League (WSL), a liga mundial de surfe, e do Guinness Book para que a marca seja ou não oficializada como recorde.
Independentemente do resultado, a onda foi uma verdadeira bomba e a prancha que agora encontra-se na exposição é exatamente a que ele usou naquele dia.
”Obrigado pela oportunidade. Obrigado também aos meus amigos da Nazaré que me acolheram tão bem. Estou muito feliz e honrado por ter aqui a minha prancha. Tornei-me um surfista profissional aqui nesta vila.”, afirmou o surfista brasileiro.
Na placa abaixo da prancha, está a seguinte frase: Faço surf nas ondas da Nazaré para satisfação pessoal e aceito tudo o que me possa acontecer.
Ver essa foto no Instagram