Publicidade:

Nic Von Rupp fala o que está errado na medição de ondas em Nazaré

Essa temporada de ondas gigantes em Nazaré foi mesmo histórica. E apesar do canhão só voltar a funcionar no final do ano ainda restam boas discussões sobre tudo o que se passou por lá nos últimos tempos. Isso porque, além de todos os acontecimentos, os brasileiros Lucas Chumbo e Vinicius dos Santos podem alcançar o recorde de maior onda surfada no mundo. Até agora, nada é oficial e isso é só especulação.

Veja também:

Kael Walsh exibe show de aéreos no oeste australiano

Mason Ho vence aposta com Sunny Garcia ao surfar em slab considerado impossível

Deadmans faz o sonho e pesadelo de surfistas

Por isso, o big rider português Nic Von Rupp postou um vídeo no seu canal do Youtube para fazer uma retrospectiva e levantar questões acerca das medições de ondas.

Segundo ele, essa temporada reuniu tanto tamanho quanto consistência e perfeição. “Foi uma das temporadas mais loucas de todos os tempos, surfei as maiores onda da minha vida”, contou ele enquanto trazia detalhes das ondulações de janeiro e de fevereiro de 2022. Apesar de ter se lesionado duas vezes, ele afirma que valeu a pena enfrentar as históricas ondas gigantes.

Maiores ondas surfadas em Nazaré?

Uma das questões que mais gera polêmica no universo do big surf é justamente os métodos e formas de medir o tamanho da onda. Segundo Nic, vários erros acontecem, porque cada um quer ‘pegar a sua fita métrica’ e avaliar a sua onda. No entanto, no final das contas, esse possíveis recordes não se concretizam.

“A onda do Rodrigo Koxa [atual recordista da maior onda surfada do mundo] é um exemplo perfeito de uma gigante. A onda quebra desde o topo até à base. Quando se olha para uma onda não se pode olhar para uma imagem, a foto engana muito”, disse o português ao avaliar a fotografia do brasileiro Vinicius dos Santos seguido de um vídeo da onda.

Por fim, Nic comentou que outras medições feitas pelos Gigantes da Nazaré, indicam que tanto Pedro Scooby, quanto Lucas e até mesmo ele próprio poderiam ter batido o atual recorde mundial. “No momento isto são apenas reivindicações. No final do ano, Bill Sharp [Diretor-geral do Big Wave Tour] reunirá todas as informações e fará uma medição adequada de diferentes ângulos das maiores ondas e fará um anúncio adequado”, finalizou ele.

Aperte o play e veja o vídeo de 9 minutos feito pelo big rider das ondas de Nazaré:

*Você pode assistir o vídeo com legenda em Português. Basta clicar em ‘detalhes’, no símbolo de engrenagem, no canto direito inferior da tela. Depois clique em legendas e, por fim, escolha a língua desejada.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias