21.9 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

Tubarão-martelo de 2 metros aparece próximo à praia em Balneário Camboriú

Nos últimos dias, vídeos de autoria desconhecida foram compartilhados em vários grupos de whatsapp e mídias sociais de surfistas do Sul do Brasil.

Nas imagens, um tubarão grande, com cerca de dois metros de comprimento, nadando junto ao molhe da Barra Sul, em Balneário Camboriú (SC).

Uma repórter do jornal NSC Total, de Santa Catarina, confirmou a autenticidade das imagens, que foram registradas na manhã de quinta-feira, 16 de setembro (assista ao vídeo no fim da matéria.

Segundo informou a reportagem de NSC Total, a concessionária responsável pelas obras do molhe acionou a equipe técnica do aquário privado Oceanic Aquarium, porque havia suspeitas de que o tubarão estivesse encalhado.

Leia também: 

+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias

+ Gabriel Medina pode dar pausa no circuito mundial em 2022

+ Documentário Brasil do Surfe reúne elite do surf brasileiro

No entanto, o animal logo se retirou em direção a alto-mar. O pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, analisou as imagens e disse os registros mostram, na verdade, um grupo de pelo menos três tubarões no local.

Tanto Soto quanto o biólogo André Neto, gerente operacional do aquário, disseram que as imagens mostram tubarões-martelo. Não é comum que animais desse porte apareçam em águas rasas, e não se descarta a hipótese de que as obras de alargamento da faixa de areia da praia tenham atraído os animais. O biólogo André Neto disse que algo atraiu a curiosidade dos tubarões.

“Pode ser a movimentação de maquinas, pode ser a matéria orgânica, alguma questão olfativa ou sensorial”, disse ao jornal.

No entanto, para o especialista, não há risco de que as obras tornem frequente a presença de grandes tubarões na Praia Central de Balneário Camboriú.

“Com a draga revolvendo o fundo do mar, provavelmente apareceu algum organismo para ele comer. É como arar a terra, logo no início aparecem pássaros atrás das minhocas”, declarou o especialista.

Apesar da aparição inusitada, a presença dos animais não significa risco para surfistas e banhistas. A equipe do aquário está de sobreaviso, e deve ser acionada pela concessionária se ocorrer novamente situação semelhante.

Com informações de nsctotal.com.br.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias