Grupo australiano Surf Lakes ter conseguido a maior onda artificial já produzida para ser surfada, com mais de dois metros de altura

Por Redação HC

O grupo australiano Surf Lakes anunciou nesta terça (20/8) que conseguiu atingir a altura máxima esperada para suas ondas artificiais: 2,4 metros de altura, ou 8 pés.

O anúncio veio acompanhado de imagens da sessão de testes, feita com o tricampeão mundial de bodyboard Ben Player. Confira:

Mark Occhilupo, campeão mundial de 1999 e ícone do surf australiano e mundial, é um dos embaixadores do Surf Lakes e também teria participado da sessão, embora imagens suas ainda não tenham sido disponibilizadas.

O sistema testado pelo grupo é chamado de 5 Waves. O gigantesco êmbolo central despenca sobre o lago e forma ondas que se espalham em direção à margem, quebrando em cinco picos surfáveis diferentes. O mais cascudo e tubular deles foi idealizado pelo nosso campeão, e batizado em sua homenagem — Occy’s Peak.

Confira no vídeo abaixo, ainda com o tamanho produzido em outubro do ano passado:

Por enquanto, o Surf Lakes opera apenas uma instalação, onde desenvolveu o protótipo da onda, em um lago na cidade de Yeppoon, leste da Austrália. Essa instalação não será aberta para o público, e serve apenas como modelo de testes e exibição para possíveis interessados em adquirir a tecnologia e levar para outros lugares do mundo.

O que, diz o press release, não deve ser problema: eles dizem que mais de 300 grupos já demonstraram interesse em desenvolver o seu próprio modelo do lago de cinco ondas, incluindo aqui no Brasil.

Ainda parece uma aposta arriscada dizer que o surf no lago do Mad Max vai chegar mesmo para esses lados — ou, até mesmo, que vai conseguir se desenvolver financeiramente ao ponto de abrir para o público em outros lugares.

Mas o prêmio de maior onda artificial feita para o surf, até o momento, eles já têm.

Veja também:
Luto: morre aos 36 anos Fernando “Fanta” Moura
Tyler Newton e Kauli Vaast ganham vagas para Teahupo’o
Trump aumenta imposto sobre pranchas feitas na China