23.5 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024
23.5 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024

Julia Santos: “O surf é muito padronizado”

Campeã brasileira e reconhecidamente uma as melhores surfistas brazucas da atualidade, Julia Santos é também conhecida por suas opiniões firmes.

Em recente entrevista ao Miwa Cast, Julia Santos falou abertamente sobre diversos assuntos que muitos surfistas preferem evitar.

Entre eles, estereótipos de branquitude ecoados pela indústria do surf escancarados em campanhas de publicidade que repetem sempre o mesmo padrão de surfista “loiro”.

Hoje eu tenho mais entendimento de todos esses anos que passaram e eu nunca tive um patrocínio (de bico). O surf é muito padronizado; tem um estereótipo. Quando você fala em surfista a galera logo imagina um loirinho de olho claro”, comenta Julia durante a entrevista.

+ Conheça a onda de Pipeline, palco da 1ª etapa do Mundial de surf

+ Brasileira é presa com 3,9 quilos de cocaína na Indonésia

+ Pipeline: Início do CT é adiado 

Julia lembra que enquanto disputava as categorias de base, mesmo vencendo campeonatos, sempre teve muita dificuldade em atrair patrocinadores. Ela atribui isso ao ideal de “surfista padrão californiano”, que pouco ou nada tem a ver com a realidade brasileira, um país miscigenado, cuja maior parte da população é preta e parda.

A surfista, no entanto, acredita que o cenário aos poucos está mudando: “Quero acreditar que isso está mudando. Hoje em dia a gente tem ganhado mais espaço. Mas na época, preto não tinha tanta oportunidade no surf”.

Assista ao episódio completo aqui:

Para assistir ao recorte da entrevista:

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias