Em 7 de maio, soubemos que John John Florence machucou o joelho na etapa de Margaret River do circuito mundial da WSL e estava voltando para casa para receber tratamento.
O tratamento culminou em uma operação, realizada pelo cirurgião das estrelas, Dr. Warren G. Kramer. John John não revelou que a parte de seu joelho que estava sendo reparada ou como, mas disse que os Jogos Olímpicos de 2021 era uma possibilidade “alcançável”.
Diante desse panorama, a revista australiana Stab levantou a seguinte questão: que tipo de cirurgia no joelho permite competir em um evento de surf de elite em menos de três meses?
Leia também:
+ Entenda o formato da competição de surf nos Jogos Olímpicos
+ Surf nas Olimpíadas de Paris em 2024 será em Teahupoo
+ Filipe Toledo e Tati Weston-Webb vencem Margaret River Pro
A revista australiana pediu a opinião não oficial de três médicos e todos disseram que a única opção lógica seria raspagem do menisco, pois qualquer outro tipo de cirurgia de joelho leva no mínimo quatro meses para cicatrizar o suficientemente para surfar e provavelmente seis meses para surfar competitivamente.
“Infelizmente, novas informações surgiram e levaram nossos profissionais médicos a uma conclusão totalmente diferente,” escreveu a Stab.
John John postou uma foto em seus stories no Instagram na qual mostra curativos incompatíveis com o reparo do menisco, de acordo com o que apontou a Stab.
De acordo com o que informou um dos médicos consultados pela revista australiana, a lesão do havaiano pode ter sido no ligamento do cruzado anterior.
“Não tenho certeza sobre as feridas na lateral ou na perna, mas as bandagens na frente são do ligamento do cruzado anterior com certeza,” disse o médico à Stab.
Se for esse o caso, então como John estará pronto para surfar em Tóquio?
“Talvez o cirurgião apenas surgiu com uma nova maneira de consertar um ligamento do cruzado anterior,” reiterou o médico.
Caso contrário, Kelly estará surfando em Tóquio.
Obviamente, a revista ressaltou que é quase impossível diagnosticar a doença de alguém a partir de uma foto (e legenda) na internet. Mas curativos significam cicatrizes, e cicatrizes contam uma história. John John Florence provavelmente recebeu tratamento em seu ligamento cruzado anterior, o que significa que ele provavelmente não surfará nos Jogos de Tóquio de 2021.
Isso presumindo que ele perderá a vaga se não estiver bem o suficiente para competir. Tecnicamente, como aprendemos com o técnico de surf da equipe dos EUA, Brett Simpson, John John não é obrigado a ceder sua vaga olímpica, mesmo que não consiga andar.
Só o tempo nos dirá qual o desfecho dessa história. Acompanhe as atualizações.