Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024 escolhe onda de Teahupoo, na Polinésia Francesa, como sede da disputa do surf para homens e mulheres

Por Redação HC

A Federação Francesa de Surf anunciou nesta quinta que o pico de Teahupoo, no Taiti, será a sede da disputa do surf nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A decisão foi feita pelo comitê organizador dos jogos.

Segundo o canal de televisão France 24, o comitê decidiu por Teahupoo por acreditar que seria o melhor palco, esportivamente, já que os custos financeiros e ambientais seriam semelhantes.

A notícia foi motivo de comemoração para a comunidade do surf no Taiti.

“É uma surpresa extremamente agradável e um reconhecimento à nossa história que vai restaurar a honra à Polinésia, onde o surf começou”, disse Lionel Teihotu, presidente da federação taitiana de surf.

Apesar de ter sido em geral bem recebida, a escolha não escapou de críticas. Surfists de locais como Hossegor e Biarritz, outros candidatos a receber o campeonato, demonstraram insatisfação após o anúncio.

A escolha também foi criticada pelo fato de que Teahupoo atualmente não faz parte do calendário feminino do Championship Tour da WSL.

Veja também:
Filipe Toledo é eliminado em Pipe, dá adeus ao título e a Tóquio 2020