26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

ISA Games 2023: Medina e Chianca se retiram de evento em El Salvador

Após a notícia de que Gabriel Medina havia suspendido sua participação no ISA Games 2023, um comunicado da CBSurf anunciou também o término da participação do carioca João Chianca do evento que acontece em El Salvador.

Em comunicado oficial da CBSurf, por meio de uma postagem em seu Instagram, lê-se que essa foi uma decisão conjunta de Medina e Chianca. Confira:

“Em decisão conjunta dos atletas Gabriel Medina e João Chianca com o Diretor de Esportes da CBSurf Paulo Moura, é com tristeza que anunciamos que Gabriel e João não continuarão competindo no ISA Games, que está acontecendo em El Salvador.”

Moura detalha que Medina está gripado há 2 dias e que João acordou também gripado, e que em decorrência da proximidade com a etapa de El Salvador da WSL, com o título mundial e a vaga olímpica em jogo, comissão e surfistas optaram pela retirada da competição.

“Se a etapa do CT não fosse tão próxima, iríamos seguir na competição, mas Gabriel Medina e João Chianca não podem arriscar, pois precisam estar 100% nesse próximo final de semana!”

Antes Gabriel Medina já havia oficializado sua saída dos ISA World Surfing Games, que fazem parte do ciclo olímpico.

Após ter avançado para a quinta fase do evento, Medina optou por não competir devido a um resfriado e para preservar-se para a etapa salvadorenha, etapa de número 7 do circuito mundial, que terá início nesta sexta-feira, 9/6.


Confira também:
+ ISA Games 2023: Brasil sofre primeiras baixas
+ Medina questiona critérios de avaliação da WSL
+ “Os brasileiros terão de ser muito melhores para continuarem no topo,” diz Reinaldo Andraus

 

“Ao longo dos últimos 2 dias, Gabriel tem enfrentado sintomas de um resfriado e, considerando a proximidade da etapa de El Salvador do WSL, decidimos retirar-nos da competição. Se a etapa do CT não estivesse tão próxima, continuaríamos na competição, mas não podemos correr riscos. É fundamental que ele esteja 100% no próximo final de semana”, afirmou a equipe de assessoria do surfista brasileiro.

O ISA World Surfing Games concede as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris (que será realizado em 2024, nas ondas de Teahupo’o, Tahiti) a surfistas da Ásia, Oceania, África e Europa.

Para o caso dos surfistas que participam do circuito mundial da WSL, como Medina, a classificação possivelmente será obtida por meio do CT. No entanto, a participação no ISA é obrigatória para assegurar a vaga.

Vale lembrar, alguns surfistas já estão classificados para as Olimpíadas de Paris-2024 por conta de sua performance no ISA World Surfing Games de El Salvador; são eles os sul-africanos Jordy Smith e Sarah Baum, os neozelandeses Billy Stairmand e Saffi Vette, e a japonesa Shino Matsuda.

Além de Medina, duas surfistas brasileiras seguem no evento: Tatiana Weston-Webb, na quinta fase, e a cearense Silvana Lima, na repescagem. Assim como João Chianca, atual terceiro colocado no ranking mundial, também na repescagem. Filipe Toledo e Luana Silva já foram eliminados.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias