Em uma mensagem ao governo, um sindicato de médicos do Japão diz que nesse momento é impossível organizar os Jogos Olímpicos de Tóquio com total segurança.
“Nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavírus”, afirmam os médicos, que consideram “impossível disputar Jogos de forma segura durante a pandemia”.
Leia também:
+ John John Florence passa por cirurgia no joelho e está focado nos Jogos Olímpicos
+ Entenda o formato do surf nas Olimpíadas
+ Entrevista Fernando Aguerre: O surf nas Olimpíadas
As Olimpíadas de Tóquio têm início previsto para 23 julho, sendo que as disputas do surf acontecem, ou o “Festival Olímpico de Surf”, tem data marcada para 25 a 28 de julho de 2021.
“Não podemos negar o perigo que representam as numerosas novas variantes do vírus que chegarão a Tóquio”, prosseguem os médicos em comunicado.
Esta é a quarta onda de infecções pelo vírus que o Japão enfrenta, sendo que diversas regiões, incluindo a capital, estão em estado de emergência, com sistemas hospitalares saturados e funcionários em falta no atendimento dos pacientes.
Nos últimos dias, uma série de governadores de províncias japonesas indicaram que não reservarão leitos hospitalares para atletas enfermos.
Os projetos de algumas delegações de treinar no Japão antes do início dos Jogos foram cancelados.
Além disso, quase 60% da população japonesa permanece contrária ao evento.
O comitê organizador insiste que pode garantir que os Jogos Olímpicos sejam realizados de forma segura graças às medidas adotadas.