26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024
26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024

Festival Rocky Spirit na Praia de Ipanema resgata espírito livre dos tempos do Píer

O Rio de Janeiro receberá a caravana do Rocky Spirit, trazendo consigo o maior festival de cinema outdoor do Brasil, neste final de semana, dias 23 e 24 de setembro. No sábado, o local escolhido para abrigar este evento não poderia ser mais emblemático e condizente com a aura do festival: a Praia de Ipanema.

Dia 23 de setembro, a programação começa às 17h e será realizada no posto 10 da Praia de Ipanema. Mas por que o local é o cenário perfeito para o Rocky Spirit? A resposta remonta à sua história e à comunhão de tribos que persiste até hoje nas areias da praia.

Na década de 1970, Ipanema testemunhou a ascensão de um píer, uma estrutura de ferro e madeira que, à primeira vista, poderia parecer sem graça. No entanto, o que aconteceu ao seu redor foi extraordinário. Esse píer se tornou um refúgio, um oásis rebelde e contracultural em plena época de ditadura militar.

Foto: reprodução O Globo

Surfistas, artistas, intelectuais e uma variada gama de pessoas que buscavam uma vida ao ar livre se reuniam nas proximidades do píer. Ali, não chegava a repressão do regime e uma verdadeira revolução cultural floresceu. O espírito de resistência e liberdade se fundiu com a beleza natural das dunas e do mar, criando um território livre onde diferentes tribos se uniam.

Essa atmosfera única de Ipanema, como um ponto de encontro de culturas diversas e uma incubadora de tendências, segue como uma das principais características do bairro até hoje. Quem frequenta as areias da praia pode observar a celebração da liberdade de expressão e da diversidade de estilos de vida. É um local onde a cultura é parte intrínseca do cotidiano.

E é por isso que Ipanema é o cenário perfeito para o Rocky Spirit, uma vez que o festival encoraja a cultura, a conexão com a natureza, a aventura e a autenticidade. Em uma época em que tantos eventos são pagos e ocorrem em espaços privados, ocupar o espaço público continua sendo um ato de resistência.

No domingo, dia 24 de setembro, o festival se deslocará para a Vila Olímpica Nilson Santos, localizada na Ilha do Governador. Lá, o público continuará a viver a experiência de cinema a céu aberto, desfrutando da exibição de documentários que celebram a vida ao ar livre.

“Chegamos a 13ª edição do Rocky Spirit e esperamos a receptividade que sempre recebemos no Rio, da mesma forma que em São Paulo. Selecionamos 22 produções que trazem diversidade e muita emoção, tanto sobre esportes como escalada, bike, skate e surf quanto em relação ao estilo de vida em meio à natureza”, comenta Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.

Para os amantes do surf, o evento da capital carioca reserva uma seleção de três filmes emocionantes sobre a modalidade. “To Be Frank” explora a autenticidade e a comunidade no surf através da vida de Frank Paine, um ícone de South Bay. “RAW – The Sound of Teahupo’o” nos leva à Polinésia Francesa para uma experiência visual e sonora incrível nas ondas do Taiti. E “Queens of the Break” celebra as pioneiras do surf feminino na década de 1980, destacando a força da amizade no Santa Barbara Surf Club.

+ WSL divulga calendário de 2024 e mantém Finals em Trestles

Rocky Spirit on-line

Além das edições presenciais, o Rocky Spirit também conta com sua versão on-line. O público poderá assistir aos documentários entre 25 de setembro e 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/ , e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital também é 100% grátis.

No total, o Rocky Spirit conta com 52 filmes, um recorde para o maior festival brasileiro de filmes sobre lifestyle e esportes em meio à natureza, com crescimento de 40% em relação às 38 produções apresentadas em 2023. A representatividade também aumentou, passando de 11 para 14 países participantes e do total oito são filmes brasileiros.

A lista completa dos filmes está no site oficial do evento ou diretamente no link: Filmes – Rocky Spirit.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias