27 C
Papeete
sábado, 25 maio, 2024
27 C
Papeete
sábado, 25 maio, 2024

WSL divulga calendário de 2024 e mantém Finals em Trestles

A World Surf League (WSL) divulgou na quarta-feira, dia 20, o calendário oficial do Championship Tour (CT) para o próximo ano. A temporada de 2024 será composta por nove etapas na fase regular, com uma notável mudança em virtude dos Jogos de Paris 2024, e continuará com o WSL Finals em Lower Trestles, na Califórnia, para a definição dos títulos mundiais. Embora enfrentando críticas por parte dos entusiastas que desejavam ondas mais desafiadoras, a WSL optou novamente por realizar o evento nas amigáveis ondas californianas.

O calendário do CT 2024 incluirá nove etapas em sete países diferentes, iniciando com duas etapas consecutivas no Havaí, em Pipeline e Sunset Beach, no mês de janeiro. A terceira parada será em Portugal, com as duas provas finais na Austrália, em Bells Beach e Margaret River, onde o corte na elite será mantido na quinta etapa, seguindo a tradição dos anos anteriores. Os 22 primeiros colocados no ranking masculino e as 10 melhores no ranking feminino garantem suas posições na elite para o ano subsequente, enquanto o restante disputará vagas no top-5, que avançarão para o WSL Finals.

Opinião | A WSL está acertando na batalha pela audiência

Em contraste com a edição atual, que começou no Surf Ranch e não contará com o evento no próximo ano, o CT 2024 será inaugurado com a categoria masculina contendo 24 participantes e a feminina com 12 em Teahupo’o, no Taiti. Esta etapa foi antecipada para maio devido aos Jogos de Paris 2024 programados entre julho e agosto. Após o Taiti, a competição seguirá com etapas na América Latina, em El Salvador, e o Vivo Rio Pro em Saquarema, Rio de Janeiro, de 22 a 30 de junho, encerrando a fase regular antes das Olimpíadas.

Posteriormente aos Jogos de Paris, os principais surfistas do mundo retornarão para competir nas excepcionais ondas de Cloudbreak, em Fiji, onde os top-5 do ranking serão definidos, tanto para homens quanto para mulheres, determinando os competidores do WSL Finals. Cloudbreak é conhecida por suas esquerdas e ondas que podem chegar até 20 pés. A última vez que o CT esteve em Fiji foi em 2017, quando Matt Wilkinson conquistou o título em uma final contra Connor O’Leary.

O WSL Finals de 2024, pelo quarto ano consecutivo, será o palco da decisão dos títulos mundiais, acontecendo nas ondas de alta performance de Lower Trestles, Califórnia, EUA. Nas três edições anteriores, o Brasil dominou as finais, com duas disputas brasileiras. Em 2021, Gabriel Medina se tornou tricampeão mundial ao derrotar Filipe Toledo, que conquistou seu primeiro título em 2022 ao superar Italo Ferreira em uma melhor de 3 baterias. Em 2023, Filipe também venceu, dessa vez contra o australiano Ethan Ewing, com um placar de 2 a 0. O WSL Finals de 2024 ocorrerá no período de 6 a 14 de setembro, buscando replicar o sucesso de audiência registrado na edição deste ano.

Para acomodar a realização dos Jogos de Paris 2024, haverá um intervalo no Championship Tour em julho, permitindo que os atletas se desloquem para o Taiti antes das Olimpíadas, período em que Teahupo’o estará fechado para treinamento dos surfistas olímpicos. Com essa pausa, a temporada regular do CT terá nove etapas, em contrapartida às 10 de 2023. A etapa no Taiti foi antecipada de agosto para maio devido ao calendário olímpico, tornando-se a última oportunidade de testemunhar os melhores surfistas do mundo enfrentando os desafiadores tubos de Teahupo’o antes dos Jogos de Paris 2024.

Calendário do WSL Championship Tour 2024:

1- Jan 29-10 Fev: Banzai Pipeline, Havaí, Estados Unidos

2- Fev 12-23: Sunset Beach, Havaí, Estados Unidos

3- Mar 06-16: Supertubos, Peniche, Portugal

4- Mar 26-05: Abr: Bells Beach, Victoria, Australia

5- Abr 11-21: Margaret River, Western Australia, Australia

—Corte do meio da temporada de 36 para 24 homens e de 18 para 12 mulheres

6- Mai 22-31: Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa

7- Jun 06-15: Punta Roca, La Libertad, El Salvador

8- Jun 22-30: Rio Pro em Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

Jul 26-11 Ago: Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o SURF de Jul 27-05 Ago

9- Ago 20-29: Cloudbreak, Tavarua Island, Fiji

—Top-5 dos rankings das 9 etapas decidem os títulos mundiais

Set 06-14: WSL Finals em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias