As chances reais de um ataque de tubarão são extraordinariamente pequenas.
Ao largo da costa da Califórnia, nos EUA, um lugar geralmente cheio de pessoas, houve apenas 128 ataques de tubarão não provocados confirmados de 1926 até hoje.
+ Jamie O’Brien machuca-se em Pipeline
+ Como lidar com o medo no big surf? Koa Rothman responde
+ A respiração correta revolucionará a sua vida. Entenda e pratique
Agora, imagine você em uma remada oceânica e um grande tubarão rondando suas costas?
Você gostaria de saber ou iria preferir não saber de nada?
Foi o que aconteceu há alguns dias, com um praticante de paddle board na Califórnia, que não notou um grande tubarão branco bem atrás dele. Assista:
Enfim, tubarões brancos juvenis tampouco são algo com quê você deva se preocupar. Na verdade, eles ficam perto dos golfinhos com relativa frequência, porque comem muitas das mesmas coisas.
Os grandes tubarões brancos podem atingir comprimentos de até 6 metros e pesar até 2.700 kg. Eles geralmente vivem cerca de 30 anos, e são uma das criaturas mais importantes quando se trata de manter um equilíbrio saudável no oceano.
Afinal, como predadores importantes, eles mantêm as populações de presas sob controle.
Com isso, o grande tubarão branco aumenta a estabilidade de uma determinada espécie e garante maior diversidade no oceano.
As fêmeas geralmente amadurecem mais tarde que os machos; por volta dos 12-14 anos, enquanto os machos amadurecem entre 9-10 anos. Eles também não querem comer humanos.
Eles são conhecidos como predadores oportunistas e, quando são jovens, costumam comer peixes, raias e crustáceos. Conforme envelhecem, eles se movem para focas e leões marinhos, mas comem pássaros, golfinhos e até mesmo outros tubarões.