O SID – Surf Injury Data já está a disposição dos profissionais da saúde, estimulando a formação de uma grande comunidade de colaboradores em prol do esporte.

Por Redação HC

O aplicativo SID – Surf Injury Data é o primeiro produto de uma plataforma de Medicina do Surf e está disponível para download gratuito em iOS e Android. Ele é o resultado do trabalho do Dr Marcelo Baboghluian e uma experiente equipe de médicos especialistas em Medicina Esportiva.

Apoiado em evidências clínicas e conhecimento acadêmico, o SID se apresenta  como uma plataforma pioneira de orientação e educação em Medicina Esportiva, com o objetivo de colaborar com a evolução da ciência aplicada a evolução da modalidade, colocando na mão do praticante uma ferramenta para ser parte ativa dessa evolução.

O App

Na primeira versão do aplicativo, o SID oferece acesso gratuito a sua seleção de exercícios: de aquecimento pré-surf, alongamento pós-surf, e fortalecimento muscular de ombros, costas e pernas, orientados como forma de melhorar a performance e prevenir as lesões. Orientações baseadas em estudos acadêmicos e entidades renomadas, aplicáveis as todas as modalidades do surf.

O usuário poderá registrar suas sessões, informando equipamentos utilizados e as condições do mar e da praia em questão, além de registrar ocorrências em caso de problemas, colaborando para um grande banco de compartilhamento de dados que ajudará a comunidade a promover saúde e bem estar no esporte. Estatísticas estas abertas a consulta por todos os interessados. O serviço conta também com uma área destinada exclusivamente aos artigos científicos mais relevantes sobre Medicina do Surf – mantendo praticantes e profissionais por dentro da ciência do esporte.

Se você é profissional da saúde, a novidade pode ser ainda mais interessante. O SID oferece um acesso exclusivo à médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, salva-vidas, com funcionalidades especiais, e a possibilidade de colaborar com a plataforma através de um canal de contato direto com a equipe de médicos do SID, formada por Baboghluian e pelos doutores Guilherme Lima, que é Diretor Científico e ortopedista, e Pedro Luiz Guimarães, médico que responde pelas relações institucionais da plataforma.

Todos os dados registrados no app podem ser acessados gratuitamente pelos usuários – praticantes, atletas, professores, médicos e estudantes.

Além do app!

Para além do aplicativo, a plataforma “SID – Surf Injury Data” irá promover a educação em Medicina do Surf através da organização do Simpósio SID de Medicina do Surf programado para acontecer em Maio de 2020, palestras e o Prêmio SID direcionado a universitários que produzirem os melhores trabalhos acadêmicos relacionados ao surf e que será entregue em Novembro de 2020; a produção de conteúdo premium para os canais online, como vídeo-entrevistas com atletas, podcasts com convidados especiais estão na programação.

QUEM É O DR. MARCELO BABOGHLUIAN

Dr. Marcelo Baboghluian visa criar comunidade interligada de profissionais da saúde e surfistas com seu novo aplicativo (Foto: Tico Pereira)

“Doc”, como é conhecido o Dr. Marcelo Baboghluian, começou a surfar ainda na década de 70, e hoje divide seu tempo entre as ondas de Ubatuba e sua clínica em São Paulo. É no Instituto Marazul no bairro do Pacaembú, que ele atende atletas como o bicampeão mundial de surf Gabriel Medina, o campeão Adriano de Souza, e os tops WSL Caio Ibelli, Jadson Andre e Ítalo Ferreira. Muitos outros esportistas com destaque em suas cenas frequentam o seu consultório. No surf de ondas grandes, Carlos Burle, Sylvio Mancusi, Jorge Pacelli e Romeu Bruno, são alguns dos big riders. No skateboard, Sandro Dias, Murilo Peres, Rony Gomes são outros nomes tratados por Baboghluian. Mas muitos freesurfers e atletas de fim de semana vão ao Instituto Marazul para melhorar a saúde como um todo.

“O tratamento quando aplicado em atletas profissionais se traduz em resultados. Já quando direcionados a esportistas comuns significa bem estar, motivação e vitalidade. O importante é conseguir que eles sintam o benefício rapidamente, pois quando isso acontece todos se tornam assíduos”, diz o Dr. Marcelo, que tem o surf entre dezenas de outras modalidades atendidas, como voleibol, boxe, motovelocidade, kite, entre outras.

A plataforma SID pretende unir todo o conhecimento do Dr Marcelo e sua equipe com muitas atividades e na disponibilização de conteúdo Premium sobre o tema. “O projeto busca prolongar o tempo de vida em cima da prancha e a saúde de modo geral, que envolve também hábitos com nutrição, condicionamento físico e equilíbrio emocional, que são a chave para qualquer pessoa que deseja manter-se o mais tempo possível praticando seja qual for a modalidade esportiva. A junção desses fatores, unida a um bom diagnóstico, vai determinar como você irá envelhecer”.

O aplicativo “SID – Surf Injury Data” pode ser baixado no mobile na “Apple Store” e no “Google Play”. Para mais informações, acesse o site.


VEJA TAMBÉM:

– WESLLEY DANTAS CHEGA NAS QUARTAS E SUL-AFRICANO É CAMPEÃO EM SUNSET
– KOLOHE ANDINO E IAN CRANE ESTRELAM BEACH HEAD — ASSISTA
– HURLEY É VENDIDA PELA NIKE PARA CONGLOMERADO DE MARCAS DE MODA