Publicidade:

Dois raros navios do século 17 são encontrados no mar da Suécia

Pesquisadores acreditam que os navios faziam parte da esquadra de Vasa, grupo de embarcações símbolo da ascensão do país escandinavo há quase 400 anos

Por Redação HC

Dois navios naufragados no século 17 foram encontrados recentemente perto da ilha de Vaxholm, sudeste da Suécia. Um grupo de arqueólogos que analisa a estrutura dos náufragos acredita que eles tenham pertencido a uma frota de navios especial de guerra, a esquadra de Vasa, um dos símbolos da cultura sueca e que, no passado, representou a ascensão do país como uma potência militar.

O navio Vasa é um dos principais símbolos da história da Suécia e de seu crescimento como nação. Em 2007, 25 milhões de pessoas foram até o Museu do Vasa, em Estocolmo, para ver o barco (Foto: Wikimedia Commons/Vrak Museum)

Em 10 de agosto de 1628, o navio Vasa, embarcação principal de um grupo de três navios suecos, partiu da costa da ilha de Beckholmen à pedido do rei Gustavo Adolfo que mesmo sendo alertado sobre os problemas estruturais que o Vasa ainda possuía, decidiu lançar o barco no mar com o intuito de pressionar seus inimigos na Guerra dos Trinta Anos, conflito territorial e religioso que envolveu diversos países europeus no século 17.

A viagem do Vasa foi um verdadeiro fracasso e o barco percorreu somente uma milha náutica até ser derrubado por ventos, já que o navio possuía problemas de estabilidade em seu projeto.

Pesquisadores agora analisam as estruturas das duas embarcações encontradas recentemente no mar da Suécia na busca por responder se elas realmente pertenciam a frota do Vasa. A principal hipótese é de que um dos barcos seja o Apple, “irmão do Vasa” que foi afundado na segunda metade do século 17.

Patrik Höglund, um dos mergulhadores que encontrou os navios, afirmou em nota os cascos estão em ótimas condições: “”Alguns organismos que vivem em outras águas não existem no Mar Báltico, por isso, em geral, [os artefatos] estão muito bem preservado em nossas águas”.

VEJA MAIS:
– SURFISTA CAI EM CIMA DE TUBARÃO APÓS SALTAR DE PRANCHA
– SURFISTAS ASSUMEM LINHA DE FRENTE NA LIMPEZA DO ÓLEO NA BAHIA
– SURFISTA É ARRASTADO POR TUBARÃO BRANCO NA AUSTRÁLIA: “TIVE UM SURTO”

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias