23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024
23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024

Da engenharia elétrica à produção de Pranchas: O renascimento de Leo Luiz Bon

-

Em meio à vibrante cena de surf da Riviera de São Lourenço, litoral norte de São Paulo, uma figura familiar é vista com frequência, sempre envolvida em seu trabalho e sua paixão pelo mar. Este é Leo Luiz Bon, um homem de 65 anos que encontrou seu verdadeiro chamado nas águas do oceano e nos outlines de suas próprias pranchas.

Nascido em Santos, Leo teve sua vida moldada pela presença constante do mar. Desde os 13 anos, ele se aventurava nas ondas, encontrando nelas uma paz de espírito que não encontrava em suas outras atividades. Porém, apesar de sua paixão pelo surf, Leo trilhou um caminho diferente, formando-se em engenharia elétrica e passando a maior parte de sua vida profissional em São Paulo, longe das ondas que tanto amava.

Leo Luiz Bom
Leo mostrando surf no pé nas ondas da Riviera de São Lourenço. Foto: @bonboards.surf

No fundo, ele sabia que o mar era seu lugar, mas como muitas pessoas de sua geração, achava que tinha que seguir o que era esperado dele: trabalhar e um emprego “normal” e construir uma carreira, por isso, nunca se sentiu completo.

Ao longo dos anos, Leo enfrentou diversos desafios, buscando constantemente por uma paz que só encontrava na imensidão do oceano. Sua filha, Mariana, lembra-se de como ele as levava para a praia desde que ela tinha apenas 3 meses de idade. “Papai sempre teve esse brilho nos olhos quando estava no mar“, diz ela com carinho. “Eu e minha mãe ficávamos na areia, assistindo ele surfar, e dava para sentir a felicidade dele.

+ Buffalo Big Board Surfing Classic: mais do que uma competição, uma celebração

O verdadeiro ponto de virada na vida de Leo veio em 2018, quando ele foi demitido do emprego que o sufocava. Em vez de se deixar abater, ele viu isso como uma oportunidade de perseguir seu sonho há muito adiado: tornar-se um shaper de pranchas de surf. Mariana conta que o pai no mesmo dia em que recebeu a notícia, fez as malas e voltou para a praia com a família.

Leo Luiz Bom
A felicidade de quem encontrou seu caminho. Foto: @bonboards.surf

Com determinação renovada, Leo mergulhou de cabeça em sua nova jornada. Ele frequentou um curso de shape no Guarujá e, em seguida, encontrou um espaço para montar seu negócio na Riviera de São Lourenço, onde tinha um apartamento e sempre sonhou em morar. Lá começou a montar sua sala de shape. Fez a primeira prancha inspirada numa Lightning Bolt preta que ele sempre curtiu. E assim começou uma nova vida como artesão de pranchas. Com o tempo, ele se integrou à comunidade local, ganhando encomendas e construindo amizades que nunca imaginou possíveis. Hoje ele tem a Bonboards Surf.

É incrível como as coisas mudaram“, reflete Mariana, orgulhosa do pai. “Ele costumava ser tão reservado, mas agora ele é amigo de todo mundo. Ele está vivendo o sonho dele, e é inspirador ver que nunca é tarde para recomeçar.”

E enquanto novas ondas chegarem à Riviera, Leo Luiz Bon continuará a esculpir suas pranchas, um exemplo vivo de que é possível encontrar a felicidade por mais distante que ela pareça estar.

Luciano Meneghello
Luciano Meneghello
Nascido e criado em Santos (SP) e atualmente vivendo em Floripa, Luciano Meneghello começou a surfar no início dos anos 1980 e testemunhou o desembarque da primeira canoa havaiana no Brasil, a Lanakila, no porto de sua cidade. Atuando no jornalismo, foi um dos fundadores da revista Fluir Standup e do site SupClub. Colaborou também com diversos veículos do segmento, como revista Alma Surf, Go Outside, site Waves, entre outros. Em 2020 publicou seu primeiro livro "Raiz, uma viagem pelas origens do surfe, canoa polinésia, stand up paddle e prone paddleboard". Atualmente está se graduando em antropologia pela UFSC, é o responsável pelo portal Aloha Spirit Mídia, e editor executivo da Hardcore.

Compartilhar essa Reportagem

Adrian Kojin

Alex Guaraná

Sunset é pra gente grande

Allan Menache

Edinho Leite

Impressão e realidade

Jair Bortoleto

Janaina Pedroso

Luciano Meneghello

Phill Rajzman

Zé Eduardo

Thiago Consentine

Gabriel Davi Pierin

Jaine Viudes

O surf de base livre