“1 em cada 100 pessoas já sofreu algum tipo de dor crônica. Meu sonho é encontrar algum remédio para dor vindo do mar que possa ajudá-las,” conta Pedro Lima, neurofisiologista, biólogo e co-fundador da Sea4Us.
A Sea4Us, fundada em 2013, é uma empresa de biotecnologia portuguesa baseada em Algarve que desenvolve um analgésico não opiáceo, um medicamento seguro e eficaz, para dor crônica.
Veja também:
+ Surfista de 72 anos impressiona pela disposição: “Surfo quase todos os dias”
+ Ética no line up: 9 regras de conduta para o surfista
+ Cinco reconhecidos surfistas veganos
Junto com sua equipe, Pedro Lima estuda organismos vivos marinhos simples, como esponjas e outros invertebrados.
Remédio natural para dor
“Muitos invertebrados marinhos estão presos à rochas; não podem mover-se. Por isso, desenvolveram um veneno com compostos que bloqueiam um sinal neuroativo associado à dor,” diz Lima.
O impacto das pesquisas é próximo de zero, dizem os cientistas. Eles recolhem a quantidade de amostras estritamente necessárias para a pesquisa.
“A ideia é nos inspirarmos na natureza para depois recriá-la em escala industrial. Assim, não precisamos voltar ao mar e coletar biomassa. A biomassa serve de inspiração,” explica Lima.
A SEa4Us afirma ter encontrado duas moléculas que reduzem a atividade da dor nos neurônios do gânglio espinhal. São compostos que reduzem os níveis de dor sem causar vício.
As amostras são estudadas por um laboratório e o processo pode levar vários meses a anos de trabalho.