Publicidade:

Surfista de 72 anos impressiona pela disposição: “Surfo quase todos os dias”

Aos 72 anos de idade, o australiano Des Salmon impressiona pela forma física e disposição: “Eu surfo quase todos os dias”, diz o veterano das ondas ao canal ABC Austrália.

O mais velho surfista no line up de Burleigh tem sido uma presença constante no pico por quase duas décadas, desde que ele e sua família mudaram para lá.

Antes de se aposentar, há cinco anos, Des dirigia uma construtora de sucesso em Logan, no sul da área metropolitana de Brisbane.

Agora, com bastante tempo livre, o surfista procura sempre algo para se manter ativo.

O fato de ter sido esportista por quase toda a sua vida o ajuda a ficar longe do sofá, e o surfe se tornou sua principal atividade. Ele é quase sempre um dos primeiros surfistas a chegar à água quando o dia amanhece.

surfista de 72 anos
Des Salmon se alonga todas as manhãs para manter sua flexibilidade. Foto: Arquivo pessoal

+ A respiração correta revolucionará sua vida. Entenda e pratique

Ouvido pela ABC, o professor da Universidade Deakin, Robin Daly, que estuda o envelhecimento, diz que exercícios de resistência são uma forma eficaz de melhorar a massa muscular e que os idosos devem realizar 30 minutos de atividade física diária:

“À medida que envelhecemos, uma das maiores consequências é a nossa perda de massa muscular e força muscular. Portanto, tentar manter a função e a força muscular é realmente importante porque nos ajuda a manter nossa independência e nossa qualidade de vida”.

+ 10 minutos para fortalecer o abdômen: 6 pack abs com Koa Smith

O surfista de 72 diz que além do surf, tem uma alimentação saudável, faz alongamentos todas as manhãs e caminha até seis quilômetros à tarde.

Salmon é muito bem visto na comunidade local do surf, é um exemplo e uma inspiração para muitos, que pensam: “Se Des pode fazer isto [aos 72 anos], então eu também posso!”.

surfista de 72 anos e sua esposa
Des Salmon e sua esposa Suzanne celebrarão seu 50º aniversário de casamento em junho. Foto: Arquivo pessoal

No entanto, ele diz que ao mesmo tempo em que serve de inspiração aos mais jovens, também se sente estimulado ao dividir as ondas com pessoas das mais diversas faixas etárias:

“Não tem limite de idade, tem os mais novos e os mais velhos como eu”, revela.

Prestes a comemorar 50 anos de casamento Des Salmon não tem intenções de mudar o seu estilo de vida. Seu lema é o de que a idade é apenas um número e que vai continuar a fazer o que sempre fez.

“O seu estilo de vida tem que ser equilibrado, não deixe que as coisas te preocupem muito e apenas faça o que estiver ao seu alcance”, aconselha o veterano com a sabedoria que só tempo traz.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias