27 C
Papeete
quarta-feira, 12 junho, 2024
27 C
Papeete
quarta-feira, 12 junho, 2024

Surf e veganismo: conheça 5 consagrados surfistas veganos

O que leva alguém a adotar o veganismo como estilo de vida? Neste Dia Mundial do Veganismo, 1 de novembro, listamos cinco surfistas veganos para te inspirar levar uma vida mais equilibrada.

Para esclarecer, vegana é a pessoa que decidiu excluir da sua alimentação e lifestyle tudo de origem animal; que tenha sido testado em animais; ou contribua de alguma forma para a exploração animal.

Leia também:
+ Como adotar o vegetarismo pode ajudar o planeta
+ 7 dicas para surfistas vegetarianos
+ Veganismo na hora da compra: veja dicas para sua lista de supermercado


A pessoa vegana eliminou a carne, peixe, ovos, leite e seus derivados; o mel, bem como todos os ingredientes que tenham origem animal na composição.

Os benefícios e vantagens de uma alimentação vegana resultam essencialmente da ingestão inferior/nula de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, carotenóides e outros fitoquímicos, entre muitos outros.

Muito resumidamente, como resultado, você pode obter níveis de colesterol mais baixos; menor pressão arterial e consequentemente menor risco de doenças cardiovasculares; menor risco de hipertensão; menor taxa de obesidade; melhor trânsito intestinal; impacto positivo na saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose; dieta benéfica na prevenção e tratamento de doenças renais; menor propensão a alergias; aumento da esperança média de vida cerca de 10 anos face à média; mais energia e melhor qualidade de vida são os benefícios.

Não foi à toa, por exemplo, que em 2018 Kelly Slater tornou-se vegano. Assim como ele, outros surfistas optaram pelo veganismo, como John John Florence, plant-based assumido; Rob Machado, criado vegetariano desde os anos 1980; Alana Blanchard; Dave Rastovich e Tia Blanco. Confira um pouco sobre cada um:

John John Florence

WSL: John John Florence está fora da etapa do Taiti | surfe | ge


O havaiano adotou uma dieta à base de plantas, o que segundo a organização PETA, é  muito mais benéfica do que uma alimentação de origem animal.

O havaiano começa seus dias com um batido à base de proteína vegetal em pó com sementes de cânhamo, chia, frutos silvestres, couve, aipo, banana, entre outras plantas que cultiva em seu jardim.

Certa vez, após uma bateria do circuito mundial da WSL, ele disse certa vez: “Estou cada vez mais ciente dos alimentos e seus efeitos no corpo humano. Todos os sinais apontam para a ideia de que uma dieta baseada em vegetais é muito superior à alta ingestão de produtos de origem animal.”

 

Rob Machado

Worldwise: Legendary Surfer and Environmental Activist Rob Machado's Favorite Things | Barron's
Rob Machado credita sua educação vegetariana ao interesse na relação entre os animais e o meio ambiente. Ele disse à Tracks certa vez: “Fui criado como vegetariano, então sempre estive ciente das questões [ambientais]. Não havia muitos vegetarianos por volta dos anos 1980, então estávamos à frente da curva nesse sentido.” Agora, ele usa sua influência para desafiar fabricantes, empresas e a indústria do surf como um todo a se tornarem mais ecologicamente corretas.


Alana Blanchard

Se você segue Alana Blanchard nas redes sociais, é provável que já saiba que ela é uma vegana orgulhosa. Uma das surfistas mais populares do mundo, Alana usa seu alcance para compartilhar o seu estilo de vida compassivo: “Uma das razões pelas quais sou vegana é porque adoro animais e nunca poderia me imaginar machucando um”, ela postou certa vez no Facebook. Ela até usou o Instagram para explicar como ser vegana durante a gravidez a ajudou a se sentir melhor do que nunca.

No vídeo acima você assiste à Alana improvisando deliciosas receitas veganas.

Dave Rastovich

surfistas veganos
surfistas veganos

Dave “Rasta” Rastovich se recusa a “comer qualquer coisa que tenha uma mãe ou um rosto”.

O que ele come é parte da sua filosofia de vida. Seu respeito pelos animais e pelo meio ambiente é bem conhecido.

O ex-profissional que virou free surfer, é defensor proeminente dos golfinhos há algum tempo. Em 2007, ele liderou um grupo de celebridades, músicos e outros surfistas em uma cerimônia pacífica de remada para homenagear os milhares de golfinhos abatidos a cada ano na famosa “The Cove” em Taiji, Japão.

As cerimônias de remada são normalmente realizadas para surfistas que perderam suas vidas – mas Rastovich deixou claro que os golfinhos, que ele diz serem “os surfistas originais”, são igualmente merecedores da homenagem.

Tia Blanco

Tia Blanco Discusses Overcoming the Challenges of Being a Vegan Athlete | The Inertia

Atleta, Blanco sabe o valor da boa nutrição. Mas você não encontrará carne, laticínios ou ovos no prato dela. Ela foi criada sem carne por sua mãe vegetariana, que decidiu evitar a carne aos 12 anos por razões éticas.

“Ela nunca nos forçou uma dieta vegetariana, mas essa era a comida que ela cozinhava em casa”, disse Blanco. “Então, como resultado, todos nós comemos vegetarianos juntos porque meu pai comia o que minha mãe comia e eu comia o que meus pais comiam.”

Em 2013, Blanco decidiu se tornar vegana após assistir ao curta-metragem Glass Walls.

“Acho que surf, saúde e ioga andam de mãos dadas e me ajudam a ser a melhor pessoa que posso ser mental e fisicamente”, explicou Blanco. “Eu definitivamente diria que comer uma dieta baseada em vegetais beneficia minha prática como yogi e surfista porque sempre pareço ter muita energia durante meus treinos.”

Em sua conta de culinária no Instagram, @tiasvegankitchen, você perceberá que frutas e legumes são ingredientes básicos para a surfista. Verá também pratos principais como tofu crocante com curry e tigelas de salada e sobremesas como sundaes de banana.

“Saúde é riqueza”, escreveu ela na legenda de um smoothie verde simples com banana, pepino, aipo, espinafre, laranja, gengibre e leite de coco.

A partir da mudança para o veganismo, Blanco disse ter perdido gordura e conquistado mais músculo e energia.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias