Publicidade:

Berçário de peixes no Havaí é invadido por microplásticos

As minúsculas partículas de plástico foram encontradas por cientistas em uma área para aonde os peixes filhotes vão quando ainda são pequenos

Por Redação HC

Recentemente, um grupo de cientistas da instituição Pacific Islands Fisheries Science Center, organização ligada à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos, monitorou as áreas costeiras do Havaí e fez uma descoberta alarmante. Microplásticos foram encontrados em áreas consideradas como “berçários” de peixes, onde os filhotes encontram alimento em abundância. Estes peixes estão ingerindo essas partículas e os biólogos estão preocupados com as consequências disso para a vida marinha local.

Alguns dos peixes alevinos analisados no estudo foram: dourado-do-mar (topo, à esq.), peixe-voador (topo, à dir.), marlim-lança, Caranx hippos, peixe-porco (em dois tamanhos) e o castanheta (Foto: NOAA Fisheries/Jonathan Whitney)

Os peixes recém-nascidos, também conhecidos como alevinos, foram as espécimes analisadas no estudo, já que a maior concentração de microplásticos se dá nas surface slicks, região rasa das praias onde as ondas menores costumam quebrar e onde os filhotes costumam se alimentar. Essas áreas são ricas em plâncton, alimento principal dos pequenos peixes, que também está contaminado pelas micropartículas.

Imagens de satélite foram feitas pela Pacific Islands e foi constatado que existia uma porcentagem 126 vezes maior de micropartículas de plástico em comparação com a superfície da água em outros pontos mais profundos.

Os pesquisadores dissecaram centenas de peixinhos e identificaram a presença de microplásticos na maioria deles. Ainda não se sabe o quão prejudicial esse plástico pode ser aos pequenos peixes, porém, os cientistas acreditam que o material possa afetar o desenvolvimento dos animais, reduzindo seu tempo de vida.

VEJA MAIS:
– SURFISTA CAI EM CIMA DE TUBARÃO APÓS SALTAR DE PRANCHA
DOIS RAROS NAVIOS DO SÉCULO 17 SÃO ENCONTRADOS NO MAR DA SUÉCIA
SURFISTA É ARRASTADO POR TUBARÃO BRANCO NA AUSTRÁLIA: “TIVE UM SURTO”

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias