Mobilidade e evolução no surf andam lado a lado.
Mobilidade é a capacidade de aplicar força em toda a amplitude de movimento. Comece a praticar ou aprimore se já pratica, e inevitavelmente, irá melhorar o seu surf.
Esta é uma rotina de fluxo de mobilidade que faço antes do treino ou quando acordo para colocar tudo em movimento,” nos conta o atleta da elite do surf mundial, Leo Fioravanti.
+ Aprenda a remada e a subida na prancha
+ Cinco reconhecidos surfistas veganos
+ Entenda porque a respiração revolucionará a sua vida
“É para soltar tudo, aquecer o corpo e deixá-lo pronto para o que está por vir,” diz o jovem italiano, que segue os ensinamentos do seu treinador, Adam Trypas.
Este fluxo de mobilidade é inspirado em Luka Hocevar, conta Leo. Enfim, com muita frequência, durante o treinamento, as pessoas se concentram na força ou na flexibilidade – geralmente uma com algum custo para a outra.
Mobilidade é a flexibilidade com força e é o foco ideal para surfistas que buscam otimizar seu desempenho na água ou manter um nível de preparo do surf durante os períodos longe do oceano.
Portanto, para o surf, tanto quanto para qualquer atividade física, um nível adequado de mobilidade é fundamental para maximizar o desempenho, fazer melhorias e praticar regularmente sem ser prejudicado por lesões.
Assista a Leo em sua rotina de mobilidade:
Lembramos que antes da prática de qualquer atividade física, é importante você consultar um especialista. Saber das suas limitações e ter consciência do seu próprio corpo é uma das chaves para não se machucar.