No vídeo a seguir, o havaiano Koa Smith dá dicas preciosas de como sobreviver no oceano.
“O oceano é um lugar tão lindo, e também tão imprevisível, que pode ser muito perigoso. Tudo pode acontecer em uma sessão de surf,” explica o local havaiano.
Koa dá dicas valiosas sobre como se comportar diante do oceano – e o principal, como ficar calmo em situações assustadoras; e assim, sobreviver e possíveis imprevistos no oceano.
+ Show de tubos em Ubatuba
+ Um swell mágico em secret da costa brasileira
+ Um mergulho na essência do localismo havaiano
Assista:
LEIA TAMBÉM: A revolução da respiração consciente. Entenda e pratique
Confira abaixo este breve resumo:
1. Leia as placas de aviso; se houver dúvida, converse com os guarda-vidas.
2. Se você vai entrar na água, pare e observe as condições por pelo menos 10 minutos e identifique as zonas de perigo – ou tenha alguém te assistindo de fora.
3. Identifique as correntes de retorno. Elas são perigosas ao nadador em muitos níveis. Elas se formam quando as ondas quebram perto do litoral; geralmente movendo-se perpendicular à costa.
4. Ficou preso na corrente de retorno? Nunca nade contra a corrente. Nade paralelamente à praia, para sair da corrente, ou relaxe e deixe a corrente te levar para fora. Cedo ou tarde você poderá voltar para a praia com a força das ondas.
5. Não entre em pânico. O pânico aumenta sua frequência cardíaca; acelera sua respiração e diminui sua resistência; diga a você mesmo que tudo vai ficar bem e foque na sua respiração.
Clique aqui e confira o canal de Koa e os seus irmãos.