Em uma ação de mutualismo, os bodiões-limpadores entram na boca de um tubarão-cinzento-dos-recifes e se alimenta dos restos presos aos dentes do predador
Por Redação HC
A costa australiana é um dos locais onde habita o temível tubarão-cinzento-dos-recifes, um dos predadores mais ferozes da região e que se alimenta de praticamente tudo que se move nas águas. Lá, entretanto, há um animal que não teme a presença do predador: o bodião-limpador.
Em um vídeo feito pela BBC Earth, dois bodiões-limpadores, também conhecidos como Labroides Dimidiatus, se alimentam dentro da boca de um enorme tubarão-cinzento. Eles comem todos os restos que ficam presos aos dentes do animal, além de também se alimentarem dos parasitas que ocasionalmente se instalam na boca dos tubarões.
O tubarão permanece de boca aberta, nadando quase que inerte, enquanto os bodiões realizam seu trabalho de limpeza (e alimentação). Após a sessão no “dentista”, o enorme tubarão-cinzento volta a nadar novamente e segue seu rumo, deixando os bodiões para trás.
A ação dos animais indica um ato de mutualismo, onde ambas as espécies são beneficiadas (o tubarão pela limpeza e os bodiões pela alimentação). Assista abaixo ao incrível vídeo feito pela BBC Earth:
VEJA MAIS:
–TUBARÃO “ERRA” ATAQUE E ARRASTA SURFISTA PELA CORDINHA NA AUSTRÁLIA
–SURFISTAS SÃO SURPREENDIDOS POR BALEIA NA CALIFÓRNIA; ASSISTA
–PRAIA DE ITAMAMBUCA EM UBATUBA PODE SE TORNAR RESERVA MUNDIAL DE SURFE