Publicidade:

7 posturas de yoga para o surfista

Se você busca aprimorar sua prática de surf quando está fora da água, yoga pode fazer uma grande diferença. A yoga treina força, flexibilidade, equilíbrio e foco – todos os quais habilidades chave para um bom surfista.

Além disso, os movimentos e posições que você faz enquanto surfa, podem frequentemente causar dores, principalmente nos quadris e nas costas.

Veja também: 
+ Quatro posturas de yoga para ter mais energia
+ Como a yoga pode ajudar surfistas a combater dores crônicas
+ Sanga Yoga: prática para revitalizar a energia

Uma prática de yoga dedicada pode aliviar esses problemas, abrindo o corpo e tornando-o mais forte na prancha.

O surfe é um esporte que exige do corpo inteiro e muitas vezes deixa você com algumas dores. Portanto, medidas preventivas por meio da yoga podem ser incrivelmente benéficas, mas primeiro você precisa saber o que deve ser feito.

Confira uma seleção de asanás e prepare o seu corpo para o surf:

Adho Mukha Shvanasana

B K S Iyengar in adho mukha svanasana. | Yoga iyengar, Posturas de yoga, Yoga
B K S Iyengar, em adho mukha svanasana. Foto: Reprodução

Qualquer iogue vai passar muito tempo encarando o chão, porque isso é muito benéfico. O Adho Mukha Shvanasana abre os ombros enquanto fortalece a parte superior do corpo através dos pulsos e braços, proporcionando benefícios terapêuticos ao surfista ao mesmo tempo em que desenvolve a força essencial. A variação mais difícil é a postura do golfinho, que trabalha os ombros ainda mais.

Urdhva Mukha Svanasana

Blog - Pose of the Week: Urdhva Mukha Svanasana
Urdhva Mukha Svanasana. Foto: Reprodução

O “cão voltado para cima” estende a parte inferior das costas, portanto, é ótimo para qualquer rigidez ou dor que você sentir lá embaixo. Os surfistas muitas vezes acabam curvados ao surfar nas ondas, portanto, esta postura ajuda a manter o vigor. A cobra é uma grande variação dessa postura, na qual você mantém as pernas e a pelve em contato com o chão, gerando um alongamento mais profundo.

Phalakasana

Plank Pose- Phalakasana - The Yoga Collective
Phalakasana (ou ponte). Foto: Reprodução

Uma característica comum em todas as rotinas de treino, a prancha fortalece o seu núcleo. Isso é essencial para surfistas que passam o dia se levantando dessa posição. Um núcleo forte fará maravilhas pela sua estabilidade na prancha. Mudar do cão voltado para baixo para a prancha e para trás é um ótimo exercício para os surfistas.

Chaturanga Dandasana

File:Chaturanga-Dandasana low Yoga-Asana Nina-Mel.jpg - Wikimedia Commons
Chaturanga Dandasana. Foro: Reprodução / Nina Mel


Também conhecida como chaturanga, essa é uma postura desafiadora que realmente faz seus braços trabalharem. Abaixar de uma prancha dobrando os cotovelos e realmente mantendo o controle provavelmente fará sua frequência cardíaca aumentar e seu corpo tremer. Este é o movimento reverso da pressão que você fará no surf, então é super aplicável ao surf.

Virabhadrasana

Virabhadrasana - Prática - Altamente Studio de Yoga
Virabhadrasana. Foto: Reprodução / Altamente Studio de Yoga

Este vai parecer familiar. A postura do guerreiro lembra muito a sua postura de quando você está na prancha. Você vai ter a perna de trás esticada, a perna da frente dobrada na altura do joelho e é importante lembrar de manter o centro do joelho da frente, abrindo os quadris. Enquanto você surfa com uma perna dominante à frente, lembre-se de praticar o “guerreiro dois” em ambos os lados.

Eka Pada Rajakapotasana

King Pigeon Pose (Eka Pada Rajakapotasana) Learn How // Lessons.com
Eka Pada Rajakapotasana (Rei Pombo). Foto: Learn How // Lessons.com

Esta abertura vai fortalecer a sua postura e reduzir o risco de lesões nos seus dias de surf. A “postura do pombo” faz seus quadris, glúteos e pélvis trabalharem juntos para permitir maior extensão. Tente deixar seus quadris afundarem no chão a cada expiração para trabalhar o seu caminho para um alongamento profundo.

Garudasana

Garudasana imagens de stock, fotos de Garudasana | Baixar no Depositphotos
Garudasana. Foto: Reprodução / Depositphotos

A postura da águia é o teste definitivo de equilíbrio e foco – dois elementos essenciais para um bom surf. Você vai se encontrar em uma perna, com a outra enrolada em seu pé de apoio, os braços entrelaçados na frente do seu rosto. Você consegue um ótimo alongamento nas costas e ombros enquanto é forçado a se concentrar no equilíbrio – tente se concentrar em um único ponto na frente do rosto. A pose da águia requer muita coragem e ajudará a mantê-lo equilibrado em sua prancha.

Introduzir apenas quinze minutos de ioga em seu dia pode ter um grande impacto tanto física quanto mental. Tente desenvolver uma curta rotina de ioga e praticar ao mesmo tempo todos os dias. Uma vez que esteja incorporada aos seus hábitos, você achará fácil prosseguir com a prática. Isso significa que, quando as ondas aparecerem, você estará pronto.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Surf olímpico de 2032 poderá...

Qual se o surf olímpico de 2032 fosse disputado nas ondas da Gold Coast? Bem,...

Guia das Olimpíadas: tudo sobre...

O skate estreia nas Olimpíadas de Tóquio em julho de 2021. Essa introdução é...

Quem leva a etapa no...

A Jeep Surf Ranch Pro é próxima parada do circuito mundial da WSL, que...

Doença misteriosa aflige tubarões na...

Biólogos marinhos investigam uma doença misteriosa de pele que aflige os tubarões-de-pontas-brancas de recife...