Especialistas afirmam que consumir carne de tubarões encalhados pode ser extremamente nocivo à saúde.
Por Redação HC
Um metalúrgico de 56 anos, morador de Mongaguá, litoral de São Paulo, encontrou um tubarão-anequim encalhado na praia Agenor de Campos e decidiu levar o animal para sua casa e fritá-lo. Especialistas afirmam que ingerir carne de tubarões encalhados pode apresentar alto risco à saúde, já que os animais podem estar doentes.
O metalúrgico disse que saiu para caminhar por volta das 6h na orla da praia Agenor de Campos e encontrou o animal já sem vida: “estava com a barbatana ferida, pareciam marcas de rede de pesca. Como estava fresco ainda e se trata de uma espécie comestível, levei para casa e degustamos ele em família”, relata.
O homem também afirmou que sempre aciona as autoridades em casos semelhantes, mas que dessa vez decidiu levar o animal para casa: “não é tão raro aparecer. Difícil é ficar na rede, porque é feroz. Estávamos em um grupo de pessoas limpando e terminando a produção para uma festa que faríamos de noite, então fomos presenteados por ‘São Pedro Pescador”, ressaltou.
Para Edris Queiroz, biólogo do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm), o fato do tubarão ter sido encontrado encalhado não é um bom indicador: “é raro encontrar esse animal próximo a praia, já que ele possui hábitos oceânicos e geralmente é pescado em pesca de espinhel (aparelho de pesca). Se ele veio até águas rasas, é porque já estava prestes a morrer. Resta saber se devido a doenças, ferimentos ou idade.
Edris também reitera a importância de avisar as autoridades em casos como este: “o Biopesca tem uma parceria, em que tubarões e raias encontrados são encaminhados para ele para fins de pesquisa. Esse tipo de achado é importante na reunião de dados que podem contribuir na conservação da espécie”, completa.