Cqqcovc3i5c

Albee Layer não tem medo de descer a lenha publicamente no que vê de errado no surfe. Por acaso, também surfa para c******. Assista Opinionated Passion

Por Fernando Guimarães

O mundo do surfe está um pouco mais chato, não está? Todo mundo sabe. Em cima da prancha vemos a cada dia alguma novidade assombrosa, o que é incrível. Mas fora da água, o controle orwelliano exercido pelas redes sociais e a necessidade mercadológica de se manter distante de qualquer polêmica vem padronizando o discurso de nossos ídolos de um jeito um pouco tedioso.

Isso também não é uma crítica direta a um surfista em específico. Não sabemos, mas podemos imaginar o peso que é ter uma carreira de sucesso para manter e, mais que isso, fazer crescer. O risco de sair do jogo por uma ou duas declarações talvez não valha a pena.

Ou talvez não seja tão grande para alguns quanto é para outros.

Veja também:
• Mais um troféu: Matheus Navarro é campeão de etapa do QS na Argentina
• Bells Beach, dia 2: dez brasileiros chegam ao terceiro round

Para o havaiano Albee Layer, por exemplo, nunca foi uma questão. Critica de maneira clara e aberta tudo que vê de errado no surfe: o crowd desmedido em picos cabulosos como Jaws, chamadas que ele discorda para campeonatos, protecionismo para queridinhos dos meios de comunicação, indicações polêmicas para categorias em premiações e por aí vai.

Albee não cresceu e não vive no centro da babação de ovo mundial que são as mídias da Califórnia e da Austrália, mas, numa escala mundial, fala de um lugar relativamente privilegiado. Tem livre acesso a ondas de nível internacional em Maui, onde é buscado pelos holofotes, em vez de ir atrás deles. E sabe que seu talento é suficiente para aparecer independentemente de ter um grande marca por trás (o que, de fato, ele atualmente não tem). É difícil exigir que um surfista brasileiro, que sua por um patrocínio e sustenta sua família inteira, tenha atitude parecida. Mas isso não diminui o efeito das declarações do havaiano.

O curta “Opinionated Passion” tenta mostrar um pouco da combinação entre essa personalidade com vocação polêmica e o surfe extravagante de Albee. São dois ótimos ingredientes. Assista: