Deivid Silva, Peterson Crisanto, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Caio Ibelli avançam em Bells Beach; Jessé Mendes é eliminado no round dois

Por Redação HC

O Rip Curl Pro Bells Beach finalmente voltou à ação na virada de domingo para segunda (22). No masculino, foram realizadas as três baterias remanescentes da rodada inicial e as quatro da primeira fase eliminatória. No feminino, as mulheres entraram na água pela primeira primeira e também já conheceram suas primeiras eliminadas.

O dia começou com condições um pouco mais sólidas que durante a fraca abertura, ainda na semana passada, e de novo no pico alternativo de Winkipop. Séries com um metro na média e formação mais limpa premiaram as primeiras baterias, mas ao longo da segunda-feira australiana o cenário voltou a se deteriorar, com séries demoradas e ondas sem potência.

Dos seis brasileiros que entraram na água, Jessé Mendes foi o único eliminado. Ele compartilhou o gosto amargo da 33ª colocação com o francês Joan Duru e com os convidados Xavier Huxtable e Harry Mann.

Veja também: Vulcão volta a entrar em erupção em Bali

A eliminação do guarujaense na segunda rodada se deu por uma diferença de 0,04 pontos para o segundo colocado, o australiano Mikey Wright.

Como qualquer bateria decidida por uma margem tão pequena, o resultado pode ser considerado polêmico — Jessé surfou uma onda nos segundos finais precisando de uma nota. Mikey veio na de trás. Jessé conseguiu a nota que precisava quando dropou sua direitinha, mas o australiano melhorou seu back-up com a última onda, apenas o suficiente para ficar com a segunda posição.

Convidado para o evento na vaga de Sebastian Zietz, que comemora o nascimento de sua primeira filha, o goofy-footer australiano Reef Heazlewood ficou com a primeira posição e se garantiu na rodada dos 32, onde enfrentará o atual campeão mundial, Gabriel Medina.

Outro goofy-footer, o estreante Deivid Silva (na foto de capa), foi o vencedor da primeira bateria do dia. Deivid usou seu backside arisco para imprimir força onde a maioria dos surfistas patinava e superou Michel Bourez e Heazlewood num duelo equilibrado — os três foram separados por menos meio ponto.

Em seguida, Jessé perdeu sua primeira bateria do dia, um duelo em que John John Florence conseguiu uma nota alta no começo e deixou a briga pela segunda vaga entre Jessé e Willian Cardoso. O power do Panda venceu a briga.

Peterson Crisanto fez o melhor base-lip do dia ficou na frente de Kanoa Igarashi e de Mikey Wright na última do R1.

Na repescagem, os convidados Huxtable e Mann estavam claramente abaixo do nível dos tops do CT e foram presas fáceis nas primeiras baterias. A terceira foi a de Jessé. Na quarta, Michael Rodrigues fez o único high-score do dia, 8,5 — em um combo de aéreo, rasgadas e rabetadas — e ficou tranquilo em primeiro. Caio Ibelli fez duas notas médias e deixou em último Joan Duru, que pegou apenas duas ondas na bateria, uma delas com nota 1,97.

Com a definição dos quatro trigésimos-terceiros, entre os homens, e das duas décimas-sétimas, entre as mulheres, definidos, o campeonato já tem os duelos e os caminhos de cada surfista rumo à final. Para ver os resultado do dia detalhados, entre aqui.

Rip Curl Pro Bells Beach – Baterias da terceira rodada

Masculino

1. Julian Wilson x Kelly Slater
2. Peterson Crisanto x Michael Rodrigues
3. Conner Coffin x Soli Bailey
4. Michel Bourez x Ryan Callinan
5. Filipe Toledo x Caio Ibelli
6. Mikey Wright x Seth Moniz
7. Kolohe Andino x Jacob Wilcox
8. Wade Carmichael x Deivid Silva
9. Gabriel Medina x Reef Heazlewood
10. Willian Cardoso x Yago Dora
11. Owen Wright x Ricardo Christie
12. John John Florence x Jadson André
13. Italo Ferreira x Jack Freestone
14. Ezekiel Lau x Jeremy Flores
15. Kanoa Igarashi x Adrian Buchan
16. Jordy Smith x Leo Fioravanti

Feminino

1. Lakey Peterson x Sage Erickson
2. Johanne Defay x Coco Ho
3. Carissa Moore x Macy Callaghan
4. Nikki Van Dijk x Courtney Conlogue
5. Stephanie Gilmore x Kobie Enright
6. Sally Fitzgibbons x Malia Manuel
7. Caroline Marks x Bronte Macaulay
8. Tatiana Weston-Webb x Brisa Hennessey