Albee Layer, Koa Rothman, Nic Von Rupp e Brett Barley estrelam edição inaugural de On It, projeto da Surfline e Magic Sea Weed. Assista!

Por Redação HC

O projeto On It, produzido em parceira entre Surfline e Magic Sea Weed, dois dos maiores sites de previsão de ondas do mundo, acaba de lançar o filme completo sobre a campanha inaugural, de 2018. Como teria obrigatoriamente que ser, os personagens centrais foram quatro free-surfers: Albee Layer, Nic Von Rupp (foto de capa), Brett Barley e Koa Rothman, além do fotógrafo Zak Noyle.

O filme é uma das boas (realmente boas) produções de 2019 até agora. Enquanto a maioria dos filmes recentes de surf se concentram apenas em ação, sem qualquer linha narrativa, este traz uma. Que, por mais simples — e simplificada, no filme — que seja, é a narrativa real de qualquer surfista: onde vai ter onda e quando? E aí, você foi? Como tava? Pegou altas?

On It também é um pequeno caso de sucesso envolvendo surfistas não competidores, em um momento em que o mercado passa por uma crise e patrocínios despencam dos bicos das pranchas aqui e acolá a todo momento, em todo o mundo.

Veja também: Como tomar cinco bombas em Nazaré gigante e manter a calma (vídeo)

Infelizmente, nem todo surfista tem a estrutura que estes quatro tiveram por trás ao longo das ondulações retratadas no filme: em quase todos os picos, haviam pelo menos dois cinegrafistas capturando as imagens em altíssima qualidade. Ainda assim, os tempos trazem também facilidades: equipamentos para filmagem estão relativamente mais baratos e fáceis de operar, e com qualidade cada vez maior.

Enfim, tanto para o surfista comum quanto para aquele que almeja uma carreira perseguindo ondas perfeitas mundo afora, On It é uma parada quase obrigatória. Ou, no mínimo, um belo ponta-pé inicial no ano de 2019. Aperta o play!