Nada como uma boa concorrência, não? Há um mês, toda a ação não-muito-espetacular da Founders Cup foi completamente ofuscada pelo lançamento da piscina de ondas de Waco, Texas, com uma nova tecnologia e um sistema bem diferente daquela em Lemoore. O backflip completado por Seth Moniz foi o golpe de misericórdia: esqueçamos o rancho, essa que é A onda artificial.

Eterno competidor, Kelly Slater arregaçou as mangas e convocou dois dos melhores aerialistas conhecidos – e com mais tempo disponível – para aprimorar a onda do Surf Ranch. Josh Kerr e Albee Layer passaram o último final de semana no interior da Califórnia, trabalhando junto com Kelly e a equipe de engenheiros da KS Wave Co para criar uma sessão propícia para as decolagens.

VEJA TAMBÉM: O Panda é um monstro! A incrível vitória de Willian Cardoso em Uluwatu

Segundo Albee Layer, algumas novas configurações já foram testadas, com uma espécie de sessão fechando que proporciona uma boa rampa. Entretanto, as novidades ainda não são definitivas e ainda seguem em testes.

A participação de Albee diz muito sobre o espírito competitivo de Kelly. O havaiano de Maui tinha acabado de voltar de um final de semana no complexo de Waco quando completou um duplo alley oop. Ele não hesitou em creditar o feito, raríssimo, às sessões de treinos na piscina do interior texano.

O Surf Ranch receberá novamente os melhores do mundo em setembro, entre os dias 6 e 11, desta vez para a etapa do calendário do WT. A expectativa, segundo Josh Kerr, é que para a etapa do WT a sessão esteja pronta e definida. “Mal posso esperar para ver os melhores do mundo nesta coisa aqui”. Fica a dúvida se é expectativa sincera ou simples propaganda.