Publicidade:

WSL volta atrás e descarta sistema de “dupla classificação”

Após gerar muita polêmica e um abaixo-assinado com mais de 100 assinaturas de surfistas profissionais que competem no QS, a WSL irá voltar atrás e cancelar “dupla classificação” para o Championship Tour de 2022.

Até então, a WSL havia determinado que se um surfista que se classificasse duas vezes para o CT, terminando entre os 20 primeiros da classificação geral na temporada anterior no CT e encerrando a Challenger Series entre os 12 primeiros, como por exemplo é o caso de Kanoa Igarashi, a vaga deixada por ele no CS não seria preenchida pelo 13º colocado do ranking, mas ficaria nas mãos da WSL, para ser entrega a um wildcard.

A decisão gerou protestos, mas a WSL parecia irredutível em sua decisão. Porém, com a orientação do líder do World Professional Surfers (sindicato dos surfistas do circuito mundial), o brasileiro Christian Bessera, uma petição foi redigida e distribuída, com o apoio de mais de 100 surfistas da WSL, entre competidores do CT, CS e QS.

Veja também:

+ 176 surfistas confirmados no QS 3000 da Praia Mole

+ Surfista de 60 anos quebra o recorde mundial da sessão de surf mais longa do mundo

+ Jaws desperta no primeiro swell da temporada

Entre os apoiadores, estão nomes como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Kanoa Igarashi.

Em entrevista ao site Stab, Igarashi revelou estar profundamente incomodado com a regra da “dupla classificação” imposta pela WSL:

De repente, eu não queria vencer ninguém [no Challenger Series]. Eu senti que estava surfando para a WSL … para dar a eles uma vaga. Isso não parecia certo”, declarou.

Os protestos surtiram efeito e nessa sexta-feira, a WSL enviou um e-mail para seus atletas informando que irá voltar atrás na decisão da “qualificação dupla”, e garantiu um processo de qualificação voltará a ser feito de acordo com a posição dos competidores no ranking do CS abaixo da linha de corte.

Mais informações em nossas próximas atualizações.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias