Publicidade:

176 surfistas confirmados no QS 3000 da Praia Mole

O Billabong apresenta LayBack Pro, evento QS 3000 na Praia Mole de Florianópolis (SC), começa na próxima quarta-feira (10) com 176 surfistas de 9 países disputando o primeiro campeonato da World Surf League no Brasil, após a pandemia do Covid-19, que paralisou o Circuito Mundial de Surfe em março de 2020.

As etapas do WSL Qualifying Series com status QS 3000 masculina e QS 1000 feminina, marcam o retorno de Florianópolis, que há 6 anos não sediava uma competição internacional, e da Praia Mole, depois de 11 anos. Grandes estrelas do esporte e até da seleção brasileira do CT, enfrentarão jovens promessas na briga pelos primeiros pontos nos rankings regionais da WSL Latin America, que classificarão 10 homens e 5 mulheres para o WSL Challenger Series de 2022.

A maioria dos 144 competidores divididos em quatro fases na categoria masculina e das 32 participantes que estrearão juntas na rodada inicial feminina, nunca participou de uma etapa do WSL Qualifying Series na Praia Mole.

Um deles é Yago Dora, o cabeça de chave número 1 do Billabong apresenta LayBack Pro, que começou a surfar nessa praia e hoje está na elite do WSL Championship Tour. Os outros titulares da seleção brasileira do CT que vão competir são o campeão mundial Adriano de Souza, Jadson André, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Alex Ribeiro.

Veja também:

+ Surfista de 60 anos quebra o recorde mundial da sessão de surf mais longa do mundo

+ Jaws desperta no primeiro swell da temporada

Yago entrou na elite da WSL em 2018 e no CT 2021 fez sua melhor temporada, ficando em nono lugar no ranking e entre os primeiros nas listas dos recordes do ano. O catarinense foi o brasileiro que ganhou a maior nota nas sete etapas, 9,73 nas semifinais do Surf Ranch, que só ficou abaixo do único 10 de John John Florence e do 9,93 de Ryan Callinan, ambos conseguidos nas ondas de Margaret River.

Também na Austrália, Yago registrou a segunda maior somatória das duas notas computadas, 18,67 pontos em Rottnest Island, que só não superaram os 18,77 de Gabriel Medina na final da etapa de Narrabeen, em Sidney.

Praia Mole QS 3000
Lucas Silveira e Yago Dora estão entre os confirmados. Foto: Damien Poullenot

CONVIDADOS – Além dos seis surfistas que disputaram o CT esse ano e de ex-tops da elite, como Ian Gouveia, Alejo Muniz, Willian Cardoso, Jessé Mendes, Wiggolly Dantas, Michael Rodrigues, Raoni Monteiro e Silvana Lima, dos atletas olímpicos e das promessas da nova geração do surfe sul-americano, outras atrações no Billabong apresenta LayBack Pro são os convidados dos organizadores e patrocinadores do evento. A LayBack escolheu um dos atletas da sua equipe de competição, Lucas Silveira, para se juntar ao havaiano Jackson Dorian e a medalhista olímpica no skate e surfista Sky Brown, da Inglaterra.

Lucas começou bem no WSL Challenger Series 2021, sendo o único brasileiro a chegar nas quartas de final do US Open of Surfing na Califórnia. Esse quinto lugar o colocou entre os doze que se classificam para o CT 2022, mas perdeu em sua estreia na etapa de Portugal e saiu do G-12. Na da França, semana retrasada, ele eliminou Yago Dora e parou em Mateus Herdy nas oitavas de final, com os dois dividindo a 17ª posição no ranking. Logo após o Billabong apresenta Layback Pro, Lucas parte para o Havaí, para já ficar treinando em Haleiwa Beach, onde em 25 de novembro começa a etapa que define as doze vagas para o CT 2022.

O LayBack Pro apresentado pela Billabong QS 3000 é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) com a Agência Esporte Arte (AEA) como co-realizadora e a licenciada pela WSL Latin America para promover uma etapa do WSL Qualifying Series, com patrocínios da Corona e GND Incorporadora e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Fundação Municipal de Esportes, do Hotel Selina Floripa e da Associação de Surf da Praia Mole (ASPM). A competição será transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelo aplicativo grátis da WSL.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias