Aritz Aranburu vence campeonato de tubos especial para convidados na “onda mais sinistra da Europa”, nas Ilhas Canárias. Assista aos melhores momentos
Por Redação HC
Surfar nas Ilhas Canárias não é exatamente uma tarefa fácil. Primeiro porque o arquipélago que politicamente pertence à Espanha foi conhecido, por muito tempo, por oferecer aos hóspedes surfistas um dos piores localismos do mundo; segundo porque as ondas são algumas das mais pesadas que você vai ver, expostas a ondulações do Atlântico Norte que, sem plataforma continental por perto, quebram com toda a potência sobre rasas bancadas de pedra.
Veja também: Italo Ferreira dropa onda gigante em Nazaré: “Algo de outro mundo!”
O primeiro cenário pode ter mudado um pouco recentemente (não sabemos dizer com precisão), mas as ondas sinistras continuam lá.
E o melhor jeito de surfá-las, com certeza, é dar um jeito de ser convidado para o Quemao Class, um campeonato de tubos que rola anualmente por fora dos circuitos e das regras da World Surf League.
O campeonato rolou durante essa semana e foi concluído nesta terça (14). O grande campeão foi o basco Aritz Aranburu, que já fez parte da elite mundial e que não por acaso é conhecido pela atitude em ondas de peso e pela habilidade para entubar de backside, moldada no expresso de Mundaka.
“Foram dois dias de ondas incríveis e um dos campeonatos mais incríveis que já participei na minha carreira. As ondas foram as protagonistas, isso é que foi o importante. A organização de prova está de parabéns”, disse Aritz, que a caminho do título arrancou a única nota máxima do campeonato.
E quem somos nós para discordar dele. Se quiser ver mais detalhes e resultados, entre aqui. Para ver o que importa de verdade, dá o play nos vídeos:
Primeiro dia:
Final:
Veja também: Erik Logan é o novo CEO da WSL; Sophie Goldschmidt vira conselheira