A vida do lendário havaiano Duke Kahanamoku, o “pai do surf moderno”, será contada em uma superprodução na forma de documentário com narração do ator Jason Momoa (famoso pelo papel de Aquaman da DC) com estreia confirmada para o início de 2022.
Com direção de Isaac Halasima, “Waterman” explora o papel dos esportes na quebra de barreiras sociais por meio da jornada e do legado de Duke como pioneiro, pai do surfe moderno, remador de canoa havaiana e cinco vezes medalhista olímpico na natação.
Leia também
+ Surf nas Olimpíadas: uma conexão antiga
+ Duke Kahanamoku: a vida e o legado do pai do surf moderno
+ Seis sugestões de livros sobre a história do surf
“Sou filho de um imigrante polinésio, e Duke sempre foi alguém por quem sempre senti admiração e proximidade. Ele foi um dos meus heróis! Meu, tio Jan Fisher, o escultor que criou a famosa estátua de Duke na praia de Waikiki, garantiu que eu conhecesse a história de Kahanamoku.
Antes de tio Jan falecer, ele sugeriu que eu tentasse contar a história de Duke. E então senti que tinha a missão de contar uma história sobre um homem que faz parte da minha cultura e ancestralidade. Foi uma longa jornada de cinco anos para finalmente chegar aqui, e não poderia estar mais animado para finalmente lançar o filme e ajudar uma nova geração a aprender sobre este incrível havaiano”, conta o diretor do documentário, Isaac Halasima.
Waterman apresenta raros arquivos, fotos e entrevistas junto a depoimentos de grandes nomes dos water sports como Kai Lenny, Kelly Slater, Laird Hamilton, Carissa Moore, entre outras figuras icônicas da cultura havaiana.
Os sucessos, lutas e humanitarismo de Kahanamoku em face do preconceito se unem para tecer um retrato de uma lenda local e ícone global que se tornou o rosto do Havaí.
O documentário fará sua pré-estreia mundial no dia 05 de novembro, na abertura do 41º Festival Internacional de Cinema do Havaí (HIFF), em Oahu. Assista ao trailer: