Jogos da ISA acontecem entre 9 e 17 de maio em Em Salvador e deifinirão as últimas vagas para a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Por Redação HC

As últimas doze vagas para a estreia do surf nos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, serão decididas em El Salvador. A International Surfing Association (ISA) anunciou nesta segunda (13) o local e o calendário da prova que irá definir os últimos classificados para a estreia olímpica do esporte.

Veja também:
Recuperado de lesão, Adriano de Souza faz pré-temporada na Austrália

Os ISA Games de 2020 acontecerão entre os dias 9 e 17 de maio em El Salvador. Os picos de La Bocana e El Sunzal — um longo point break para a direita (foto de capa) — receberão a prova.

O comunicado distribuído pela ISA ressalta que a participação dos três melhores surfistas de cada país no ranking do Championship Tour da WSL é obrigatória para garantir suas vagas em Tóquio 2020, mesmo que estes já estejam classificados.

Ou seja, podemos esperar mais uma vez a presença dos principais nomes do esporte, como aconteceu coma edição de 2019, em Miyazaki, Japão. A competição histórica foi vencida por Italo Ferreira, que teve a concorrência de nomes como Gabriel Medina, Kelly Slater, Jordy Smith, Julian Wilson, entre outros. Entre as mulheres, a grande vencedora foi a campeã mundial de 2004, a veterana Sofia Mulanovich.

Ao todo, serão 20 homens e 20 mulheres classificados para a estreia olímpica do surf. Dez homens e oito mulheres já foram classificados pelo CT de 2019. Outros nomes foram definidos nos Jogos da ISA de 2019, nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Peru, e outras serão dedicadas ao país sede. Confira abaixo os surfistas provisoriamente classificados para os Jogos Olímpicos:

Surfistas classificados – Tóquio 2020

Via WSL Championship Tour

Italo Ferreira (Brasil)
Gabriel Medina (Brasil)
Kolohe Andino (EUA)
John John Florence (EUA)
Owen Wright (Austrália)
Julian Wilson (Austrália)
Jeremy Flores (França)
Michel Bourez (França)
Jordy Smith (África do Sul)
Kanoa Igarashi (Japão)

Carissa Moore (EUA)
Caroline Marks (EUA)
Silvana Lima (Brasil)
Tatiana Weston-Webb (Brasil)
Sally Fitzgibbons (Austrália)
Stephanie Gilmore (Austrália)
Brisa Hennessey (Costa Rica)
Johanne Defay (França)

Via ISA Games 2019

Shun Murakami (Japão)
Ramzhi Boukhiam (Marrocos)
Frederico Morais (Portugal)
Billy Stairmand (Nova Zelândia)

Shino Matsuda (Japão)
Anat Lelior (Israel)
Bianca Buitendag (África do Sul)
Ella Williams (Nova Zelândia)

Via Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Lucca Messinas (Peru)
Daniella Rosas (Peru)