O tubarão-da-Groenlândia teria por volta de 512 anos. Cientistas acreditam que animal tenha nascido por volta de 1505

Por Redação HC

Cientistas acreditam ter encontrado o vertebrado mais velho do mundo, um tubarão-da-Groelândia com idade superior a 500 anos. Como essa espécie só cresce 1 cm por ano, os pesquisadores calcularam sua idade com base em seu tamanho, atualmente 5,5 m, e datação por radiocarbono. Sendo assim, o animal teria entre 272 e 512 anos.

Para o professor responsável pelas pesquisas, Kim Praebel, tais tubarões são verdadeiras “cápsulas do tempo” vivas, informou ao The Sun.

Embora os cientistas nunca tenham visto o animal caçando, acredita-se que o tubarão-da-Groenlândia se alimente de peixes. No entanto, restos de rena e de cavalo foram encontrados em seus estômagos.

Além de viver tempo demais, o animal é considerado uma iguaria na Islândia, embora sua carne seja venenosa, exigindo trato especial.

A existência de tais animais poderá ajudar os pesquisadores a analisarem os efeitos da poluição do mar ao longo dos séculos. Isto porque alguns tubarões de tal espécie supostamente já viviam antes da Revolução Industrial.

O estudo das células do animal poderá também revelar o segredo da longevidade do tubarão. Isto ajudaria os cientistas entender o que determina a expectativa de vida em diferentes espécies, inclusive a humana.

Confira abaixo o vídeo do tubarão-da-Groelândia:

VEJA TAMBÉM:
– TUBARÃO PROVOCA PÂNICO EM PRAIA NA FLÓRIDA; ASSISTA
– SURFISTA É ATACADO POR TUBARÃO, MAS RECUSA ATENDIMENTO MÉDICO PARA IR AO BAR
– BOMBEIRO DE FOLGA RESGATA FAMÍLIA DE AUSTRÍACOS QUE SE AFOGAVAM NO RJ