Desde 2023 diversos nomes de peso do surf mundial finalizaram relações duradoras com patrocinadores. Italo Ferreira, Griff Colapinto e Liam O’Brien, deixaram a Billabong, Kelia Moniz, encerrou um contrato de 17 anos com Roxy, que também não renovou com a tetracampeã mundial Lisa Andersen foi dispensada da marca após 30 anos de parceria, são alguns dos exemplos.
A mais recente separação entre patrocinador e surfista vem do tricampeão mundial Mick Fanning e da Red Bull após 23 anos juntos.
Fanning anunciou a notícia nesta sexta-feira (08) através de um post em sua conta do Instagram:
“Valeu, Red Bull! Após 23 anos incríveis repletos de projetos divertidos, experiências únicas e aventuras selvagens, estou seguindo em frente. A Red Bull sempre me ofereceu um suporte de alto nível em minha vida profissional e pessoal, para mim, minha família e minha equipe.
Nos últimos anos, amei ter oportunidades de me conectar com outros atletas da Red Bull e surfistas jovens aspirantes para transmitir um pouco do conhecimento que acumulei ao longo do caminho.
Ao longo dos anos, alcançamos grandes feitos, mas quando reflito sobre meu tempo com a Red Bull, sou mais grato pelas amizades duradouras com a equipe e os atletas.
Quero desejar a todos na Red Bull e aos atletas tudo de melhor para o futuro. Obrigado por tudo. Mick @redbullau @redbull @redbullsurfing“, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Alguns surfistas profissionais, incluindo os atletas da equipe Red Bull, se manifestaram nos comentários:
Alex Gray: “A viagem 5x Fiji da Red Bull foi de outro nível!”
Kelly Slater: “Você é o cara, Mick. Parabéns por uma ótima relação todos esses anos.”
Carissa Moore: “Te amo, Mick! Para sempre meu favorito.”
Italo Ferreira: “Meu herói.”
Jamie O’Brien: “Status lendário.”
Taylor Knox: “Classe pura como sempre, parceiro.”
Anthony Walsh: “Parabéns, Mick @redbullsurfing, um para os livros.”
Ao longo das duas décadas, Mick Fanning e a Red Bull alcançaram feitos significativos, mas agora que está aposentado das competições, talvez não esteja mais alinhado com a proposta da gigante do segmento de bebidas energéticas, ou, talvez seja mais um reflexo da nova realidade dos contratos de patrocínio do surf profissional.